Pesquisa:
Site
  • Site
  • Transparência
  • Notícias
  • Legislação
  • Projetos
VOCÊ ESTÁ AQUI: PÁGINA INICIAL Imprensa Notícia
Sala de Imprensa
Câmara aprova transparência na lista de cirurgias eletivas do SUS
Assessoria de Imprensa - CMM 05/05/2016

Na sessão ordinária desta quinta-feira (5), o plenário da Câmara Municipal de Maringá aprovou, por 10 votos, em primeira discussão, projeto do vereador Ulisses Maia (PDT) dispondo sobre a obrigatoriedade de publicação na internet, com atualização semanal, da lista de espera dos pacientes que serão submetidos a cirurgias médicas eletivas realizadas com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Retirado de pauta, por uma sessão, projeto de lei complementar do Executivo alterando a redação de dispositivos da lei complementar 239/98 (Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Maringá), lei complementar 966/2013.

Em segunda discussão foi aprovado, por 11 votos, projeto do vereador Belino Bravin (PP) instituindo nas praças públicas, parques e áreas de lazer do município de Maringá o programa de fomento ao xadrez denominado Xadrez na Praça. O Programa consistirá numa série de ações da Administração Municipal com o objetivo de promover, fomentar e estimular a prática do xadrez nas praças públicas e promover a ampla divulgação, junto à sociedade maringaense, dos benefícios e vantagens para o raciocínio entre os participantes. Entre as medidas está a promoção de competições oficiais anuais com a participação, sempre que possível, dos alunos da rede pública municipal de ensino. Para isso, deverão ser instaladas mesas de alvenaria nas praças, parques e áreas de lazer no prazo de um ano.

Em segunda discussão foi aprovado, por 12 votos, projeto do vereador Luiz Pereira (PTB) denominando Ranulfo Rodrigues da Mota a Avenida 29.020, situada na Zona 29.

Em segunda discussão foi aprovado, por 10 votos, projeto do vereador Luizinho Gari (PP) denominando Ivone Cecília de Paula Laurindo a rotatória sem denominação, situada na Zona 36.

Em segunda discussão foi aprovado, por 9 votos, projeto do vereador Da Silva (PTB) declarando de utilidade pública a Casa de Apoio Social Irmão Pedro Friedhofen.

Em discussão única foi rejeitado, por 10 votos, o veto total ao projeto de lei 10.177/2016, de autoria do vereador Jones Dark (PP) determinando que a rede pública municipal de saúde tenha prazos estipulados para o atendimento ao idoso.

Na ordem do dia também foram votados e aprovados os seguintes requerimentos de informação em discussão única:

O vereador Carlos Eduardo Sabóia (PMN) solicita ao prefeito que informe a esta casa de leis, para fins de esclarecimento público, se há possibilidade de determinar a criação de um padrão único para as placas de nomenclatura das vias públicas do município, bem como de tornar obrigatória a instalação da numeração dos imóveis em local e tamanho que facilitem a sua identificação, evitando transtornos na localização de endereços na cidade. Em caso positivo, decline a data prevista para essa finalidade, e, em caso negativo, decline os motivos.

O vereador Luciano Brito (SD) solicita ao prefeito que informe a esta casa de leis, para fins de esclarecimento público, relativamente à lei n. 9.486/2013, que proíbe atividade de transporte de valores no interior de centros comerciais, shopping centers ou similares, em horário de atendimento ao público, e em áreas próximas a escolas, nos horários destinados a entrada e saída de alunos, o quanto segue: 1 – se a administração municipal tem aplicado multas ou tem cassado alvarás de funcionamento de estabelecimentos em razão do descumprimento da lei em questão. Em caso positivo, decline quantas das referidas sanções foram aplicadas desde a entrada em vigor da norma referida. Em caso negativo, decline por quais razões o município não tem aplicado as sanções previstas na lei mencionada; 2 – se a administração municipal realiza ações com a finalidade de divulgar a lei em questão aos munícipes. Em caso positivo, decline quais são os meios de comunicação utilizados. Em caso negativo, decline os motivos.

O vereador Ulisses Maia (PDT) solicita ao prefeito que informe a esta casa de leis, para fins de esclarecimento público, se há possibilidade de disponibilizar cadeiras de rodas aos munícipes no Terminal de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros, visando proporcionar melhores condições de locomoção e acessibilidade às pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida no referido próprio público. em caso positivo, decline a data prevista para essa finalidade, e, em caso negativo, decline os motivos.

Maia também solicita ao prefeito que informe a esta casa de leis, para fins de esclarecimento público, se há previsão para a execução do serviço de recapeamento na Rua Quito, na Vila Morangueira, em toda a sua extensão. Em caso positivo, decline a data prevista para essa finalidade.

O vereador Humberto Henrique (PT) solicita ao prefeito que informe a esta casa de leis, para fins de esclarecimento público, se a administração municipal tem fornecido matéria orgânica, tal como esterco, às hortas comunitárias do município, visando incrementar a fertilidade da terra nesses locais, como fora anunciado pelo poder executivo. Em caso negativo, decline se há possibilidade de fornecer o referido material às hortas comunitárias do município e a data prevista para essa finalidade.

A vereadora Márcia Socreppa (PTB) solicita ao prefeito que informe a esta casa de leis, para fins de esclarecimento público, se há possibilidade de determinar, em caráter de urgência, a revitalização das faixas de segurança para pedestres localizadas na Rua Mathias de Albuquerque, nos cruzamentos com a Rua Santos Dumont e com a Avenida Brasil, na zona 03. Em caso positivo, decline a data prevista para essa finalidade.

O vereador Luizinho Gari (PP) solicita ao prefeito que informe a esta casa de leis, para fins de esclarecimento público, se há possibilidade de determinar o destacamento de agentes da guarda municipal para realizar rondas no Jardim Alvorada, especialmente no período noturno. Em caso positivo, decline a data prevista para essa finalidade.

O vereador Chico Caiana (PTB) solicita ao prefeito que informe a esta casa de leis, para fins de esclarecimento público, se há possibilidade de determinar a instalação de sinalização vertical e horizontal de trânsito, redutores eletrônicos de velocidade e iluminação pública na Rua Rodolfo Cremm (marginal ao contorno norte), nas proximidades do cruzamento com a Avenida São Judas Tadeu, no Jardim Andrade, bem como a adoção de outras medidas que se fizerem necessárias visando à melhoria das condições de trânsito naquele trecho da via pública. Em caso positivo, decline a data prevista para essa finalidade. Em caso negativo, decline os motivos.

O vereador Belino Bravin (PP) solicita ao prefeito que informe a esta casa de leis, para fins de esclarecimento público, se há possibilidade de determinar a instalação de ventiladores na recepção e nos corredores do posto de saúde do Jardim São Silvestre. Em caso positivo, decline a data prevista para essa finalidade.

O vereador Da Silva (PTB) solicita prefeito que informe a esta casa de leis, para fins de esclarecimento público, se a lei n. 8.837/2011, que dispõe sobre a obrigatoriedade do fornecimento de cópia do prontuário médico e exames complementares aos pacientes, pelas unidades de saúde sediadas no município de Maringá, está sendo cumprida, inclusive no que diz respeito à alteração promovida pela lei n. 10.121/2016. Em caso negativo, decline os motivos e se há previsão para a execução da referida lei.

O vereador Flávio Vicente (Rede) solicita ao prefeito que informe a esta casa de leis, para fins de esclarecimento público, se a administração municipal tem fiscalizado o cumprimento em âmbito municipal da lei federal n. 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a lei n. 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências Em caso negativo, decline os motivos e se há previsão para fiscalizar o cumprimento da norma em questão.


CÂMARA MUNICIPAL DE MARINGÁ
Avenida Papa João XXIII, 239 - Maringá - Paraná - CEP 87010-260
Fone 44 3027-4114 - Expediente: 8:00 às 18:00 horas
Emails: acesse aqui
Sessões Ordinárias: Terça-feira e Quinta-feira a partir das 9h30m