Pesquisa:
Site
  • Site
  • Transparência
  • Notícias
  • Legislação
  • Projetos
VOCÊ ESTÁ AQUI: PÁGINA INICIAL Imprensa Notícia
Sala de Imprensa
Sessões da Câmara Municipal de Maringá também são transmitidas pelo Facebook
Assessoria de Imprensa - CMM 20/04/2017

A sessão ordinária desta quinta-feira (20) foi a primeira a ser transmitida ao vivo pelo Facebook. Os encontros dos vereadores já eram acompanhados em tempo real pelo canal 16, da Net, e Youtube. Desta forma, a Câmara Municipal de Maringá facilita a interação com o cidadão e otimiza o trabalho legislativo.

Nesta manhã, a Comissão de vereadores que estudou o uso de aplicativos no transporte entregou ao secretário municipal de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur, a proposta do projeto de lei que regulamenta o serviço na cidade.

Na ordem do dia, o plenário da Câmara Municipal de Maringá aprovou, por 14 votos, em primeira discussão, projeto do Executivo alterando artigos da lei municipal 9.160/2012 que dispõe sobre o Prêmio Aniceto Matti para promoção, valorização e difusão das manifestações culturais em Maringá. A mudança esclarece que a categoria audiovisual refere-se a toda ação e/ou produção cultural que envolva cinema (longa metragem, média metragem e curta metragem) nos gêneros de ficção, documentário, animação e afins. Outra alteração é que cada proponente poderá inscrever apenas um projeto, com exceção das cooperativas.

Em segunda discussão foi aprovado, por 14 votos, projeto do Executivo autorizando a abertura, no Orçamento Programa de 2017, de crédito adicional especial no valor de R$ 1.100.100,00 para atender a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SASC) com a execução de obras para a ampliação e reforma da Casa Lar Benedito Franchini.

Em segunda discussão foi aprovado, por 14 votos, projeto do vereador Onivaldo Barris (PHS) denominando Antônio Ferrarez a Rua 33.144, situada na Zona 33.

Durante a sessão também foram aprovados os seguintes requerimentos de informação em discussão única:

O vereador Carlos Mariucci (PT) solicita ao prefeito que informe a esta casa de leis, para fins de esclarecimento público, relativamente ao Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá – CODEM, o quanto segue: 1 – qual a atual estrutura e equipe técnica disponível; 2 – qual o valor do orçamento disponível para 2017; 3 – qual o calendário anual de reuniões e eventos a serem realizados pelo órgão em 2017.

Mariucci também solicita ao prefeito que informe a esta casa de leis, para fins de esclarecimento público, se há possibilidade de determinar a execução do serviço de recapeamento na rua 40.020, localizada no Jardim Itaipu, em toda a extensão. Em caso positivo, decline a data prevista para essa finalidade. Em caso negativo, decline os motivos.

O vereador Onivaldo Barris (PHS) solicita ao prefeito que informe a esta casa de leis, para fins de esclarecimento público, relativamente à Maringá Previdência, o quanto segue: 1 - quantos servidores ocuparam cargos comissionados nos últimos 4 (quatro) anos, quem eram estes servidores e qual é a atual estrutura organizacional da autarquia, bem como quantos são os servidores (comissionados e de carreira) atualmente em exercício na repartição; 2 - qual o montante dos recursos efetivamente aplicados do orçamento anual destinado à Maringá Previdência nos últimos 4 (quatro) anos; 3 - qual é o impacto financeiro da receita e da despesa da Maringá Previdência nos últimos 4 (quatro) anos e a previsão de aporte para 2017; 4 - se existe saldo no caixa da Maringá Previdência. Em caso positivo, decline o valor. Em caso negativo, informe o déficit; 5 - qual é o número de servidores que recebem aposentadoria pelo regime municipal de previdência atualmente e qual a previsão de aposentadoria para os próximos 4 (quatro) anos.

Barris também solicita ao prefeito que informe a esta casa de leis, para fins de esclarecimento público, se a administração municipal dispõe de estudos visando à transformação em via de mão única das Ruas Pioneiro Antônio Castanha, Pioneira Victalina Delfante Castanha e Pioneira Gabriella Fernandes Sallas Esteves, no Jardim Itália. Em caso positivo, decline se há possibilidade de determinar a implantação do sistema de rua acalmada nas referidas vias públicas. Em caso negativo, decline os motivos.

O vereador Jean Marques (PV) solicita ao prefeito que informe a esta casa de leis, para fins de esclarecimento público, se há possibilidade de determinar a implantação de uma farmácia com atendimento 24 horas na Unidade de Pronto Atendimento – UPA Zona Sul. Em caso positivo, decline a data prevista para essa finalidade. Em caso negativo, decline os motivos.

Marques também solicita ao prefeito que informe a esta casa de leis, para fins de esclarecimento público, se existe a possibilidade de o município realizar campanha de conscientização e fiscalização das motocicletas com escapamentos modificados. Em caso positivo, decline a data prevista para essa finalidade.

O vereador Homero Marchese (PV) solicita ao prefeito que informe a esta casa de leis, para fins de esclarecimento público, se os dias não trabalhados pelos servidores municipais em decorrência da greve iniciada no mês de março de 2016 serão pagos pelo Executivo municipal, inclusive com compensação em férias. Em caso positivo, decline os motivos legais para este pagamento e se a greve foi judicialmente declarada ilegal. Em caso negativo, informe os motivos.

Marchese também solicita ao prefeito que informe a esta casa de leis, para fins de esclarecimento público, quais são os tributos que os contribuintes pagam pela utilização do terminal rodoviário de passageiros de Maringá Vereador Doutor Jamil Josepetti, os respectivos valores e para onde as quantias arrecadadas são destinadas, e, ainda, qual a quantidade de passageiros que embarcam mensalmente no referido terminal, quais foram as receitas e despesas totais do ano de 2016 e se houve a completa prestação e aprovação de contas referente ao exercício anterior.

O vereador Alex Chaves (PHS) solicita ao prefeito que informe a esta casa de leis, para fins de esclarecimento público, se a lei n. 9.493/2013, que institui medidas de colaboração na prevenção e repressão ao trote telefônico nos serviços públicos de emergência, e dá outras providências, está sendo cumprida. Em caso positivo, envie relatório discriminando as atividades que vem sendo desenvolvidas pela administração municipal para a consecução dos fins da referida lei. Em caso negativo, decline os motivos e se há previsão para a execução da lei em questão.

Chaves também solicita ao prefeito que informe a esta casa de leis, para fins de esclarecimento público, relativamente aos pontos de ônibus existentes nas vias públicas do município, o quanto segue: 1 – qual foi a quantidade de abrigos contendo cobertura e assento implantados nos pontos de ônibus existentes em Maringá, bem como onde estão localizados os pontos de ônibus contemplados com o referido benefício no ano de 2016; 2 – se a administração municipal já realizou estudos com a finalidade de verificar a necessidade de implantação de novos abrigos nos pontos de ônibus instalados no município, e, em caso positivo, decline se há previsão para a implantação de novos abrigos no exercício de 2017. Em caso negativo, decline os motivos.

O vereador Altamir Antônio dos Santos (PSD) solicita ao prefeito que informe a esta casa de leis, para fins de esclarecimento público, se há possibilidade de determinar a instalação de uma Academia da Terceira Idade (ATI) e um parque infantil no Jardim Três Lagoas. Em caso positivo, decline a data prevista para essa finalidade. Em caso negativo, decline os motivos.

Santos também solicita ao prefeito que informe a esta casa de leis, para fins de esclarecimento público, se há previsão para a execução do prolongamento da Avenida das Torres e da Rua Pioneiro Olindo Alcine, ligando o Jardim Três Lagoas ao Jardim Continental. Em caso positivo, decline a data prevista para essa finalidade.

O vereador Chico Caiana (PTB) solicita ao prefeito que informe a esta casa de leis, para fins de esclarecimento público, se há a possibilidade de instalar banheiros químicos no terminal urbano de passageiros de Maringá, na área onde se encontram os usuários das linhas 466, 459, 458, 041, 040, 222 e 220, tendo em vista tratar-se de medida urgente, uma vez que as pessoas que se utilizam dessas linhas estão muito distantes dos banheiros disponibilizados pela administração, e, em caso positivo, decline a data prevista para essa finalidade. Em caso negativo, decline os motivos.


Betânia Rodrigues
(44) 3027-4053

Sessões da Câmara Municipal de Maringá também são transmitidas pela Facebook
Comissão de vereadores que estudou o uso de aplicativos no transporte entregou ao secretário municipal de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur, a proposta do projeto de lei
CÂMARA MUNICIPAL DE MARINGÁ
Avenida Papa João XXIII, 239 - Maringá - Paraná - CEP 87010-260
Fone 44 3027-4114 - Expediente: 8:00 às 18:00 horas
Emails: acesse aqui
Sessões Ordinárias: Terça-feira e Quinta-feira a partir das 9h30m