Pesquisa:
Site
  • Site
  • Transparência
  • Notícias
  • Legislação
  • Projetos
VOCÊ ESTÁ AQUI: PÁGINA INICIAL Imprensa Notícia
Sala de Imprensa
Vereadores aprovam projeto pensando no Parque de TI
Assessoria de Imprensa - CMM 16/04/2019

Projeto de lei 15.114/2019, aprovado por unanimidade e em primeira discussão pelos vereadores durante sessão ordinária desta terça-feira (16), é o pontapé inicial para que o Parque de Tecnologia da Informação (TI) de Maringá finalmente saia do papel. De autoria do Poder Executivo, o projeto autoriza o município a alienar imóveis de sua propriedade, mediante concorrência pública, para gerar recursos e assim viabilizar o parque onde se espera a instalação de diversas empresas da área de TI, gerando emprego, renda e desenvolvimento.

Conforme artigo 3º do projeto, os valores arrecadados nas alienações deverão ser destinados para as despesas correspondentes à instalação do parque de TI. Os lotes ofertados para a alienação ficam na Gleba Ribeirão Pinguim e na Avenida Nildo Ribeiro da Rocha.

O vereador Alex Chaves (PHSP), líder do Governo na Câmara, disse que a aprovação do projeto faz parte de uma antiga ambição de Maringá, que é ser um polo de conhecimento em tecnologia. “Esse parque de TI será uma revolução para essa área, e nossa cidade poderá ser referência no País todo”, disse.

Para o vereador Sidnei Telles (PSD), que também pediu voto favorável ao projeto, o maior benefício com a instalação do Parque de TI é a geração de empregos em uma nova área de referência para a cidade. “Poderemos gerar empregos com maior valor agregado e sem poluentes e teremos a possibilidade de um parque composto por empresas prestando serviço para qualquer lugar do mundo. Será fonte de inovação e fonte de edificações para atrair mais pessoas a Maringá.”

EDUCAÇÃO
Na sessão desta terça-feira, os vereadores também aprovaram em primeira discussão projeto do vereador Onivaldo Barris (PHS), que cria o Prêmio Compromisso com a Educação, realizado a cada biênio, como reconhecimento às escolas municipais que tenham obtido melhor desempenho e maior evolução nos indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

De acordo o projeto de lei 14902/2018, o prêmio deverá ser entregue em sessão ordinária da Câmara Municipal de Maringá, com a participação da Secretaria Municipal de Educação e do Conselho Municipal de Educação, em data que mais se aproxime, preferencialmente, de 28 de abril – Dia da Educação – ou de 15 de outubro – Dia do Professor.

“Maringá merece e pode ter melhores índices no Ideb, o prêmio chega para estimular uma melhoria possível na Educação”, comentou Barris, que foi parabenizado pelo vereador Chico Caiana (PTB): “o projeto certamente ajudará na melhoria do índice do Ideb, por isso voto favorável.”

MULHERES
Ainda em primeira discussão, foi aprovada a mudança da nomenclatura da Secretaria da Mulher, que passará a se chamar Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, mantendo a sigla Semulher.

Durante a discussão do projeto, na sessão que contou com a participação da secretária da Semulher, Cláudia Palomares, o vereador Alex Chaves explicou que a mudança na nomenclatura é um pedido de formalização em nível estadual para o fortalecimento de políticas públicas em prol da defesa das mulheres.

“Precisamos investir sempre nas transformações públicas, mostrando o protagonismo e participação ativa na sociedade das mulheres”, disse Alex Chaves. Para o vereador Carlos Mariucci (PT), não se trata apenas de mudanças em nomenclatura: “é uma questão de essência na defesa da mulher.” O vereador Jean Marques (PV) também destacou a relevância do projeto: “Parece simples a mudança do nome, mas é de um simbolismo muito forte.”

Assista abaixo a sessão completa realizada nesta terça-feira (16):
CÂMARA MUNICIPAL DE MARINGÁ
Avenida Papa João XXIII, 239 - Maringá - Paraná - CEP 87010-260
Fone 44 3027-4114 - Expediente: 8:00 às 18:00 horas
Emails: acesse aqui
Sessões Ordinárias: Terça-feira e Quinta-feira a partir das 9h30m