Pesquisa:
Site
  • Site
  • Transparência
  • Notícias
  • Legislação
  • Projetos
VOCÊ ESTÁ AQUI: PÁGINA INICIAL Imprensa Notícia
Sala de Imprensa
O conhecimento multiplicado por cinquenta
Assessoria de Imprensa - CMM 15/05/2019

A Escola Legislativa da Câmara de Maringá concluiu, na última sexta-feira (10), a 50ª turma do Programa Estágio-Conhecimento. A última atividade do grupo de dez universitários foi uma sessão ordinária simulada, em que todos puderam usar a palavra para defender suas propostas.

Eles passaram a semana inteira discutindo o processo legislativo de Maringá com a equipe da Escola Legislativa. Descobriram, por exemplo, as diferenças entre indicação, requerimento e projeto de lei; qual o poder do vereador na administração da cidade e como o cidadão pode se manifestar, defendendo suas opiniões e direitos.

Entre uma atividade e outra, a turma visitou cada departamento da Câmara Municipal, gabinetes, setor administrativo e as assessorias técnicas. Desde que o Programa foi criado, em 2015, cerca de 650 estudantes foram atendidos e receberam um certificado de 30 horas aula atividade.

“Acredito que o interesse pela vida política é o maior estímulo desses jovens, que também poderão frequentar os módulos de Orçamento e Eleições, realizados no segundo semestre”, explicou Joaquim dos Santos, coordenador da Escola Legislativa.

O objetivo do Estágio-Conhecimento é aproximar o cidadão dos vereadores e facilitar o diálogo entre as partes. O cronograma estabelece o acompanhamento da rotina no Legislativo, o processo de elaboração das leis e, principalmente, quais são as tarefas dos representantes eleitos pela população.

O Programa é destinado a qualquer pessoa, a partir de 16 anos, que deseja conhecer o funcionamento do Poder Legislativo, desde estudantes secundaristas e universitários a membros de associações de bairro, partidos políticos, sindicatos, conselhos municipais e outras agremiações.

“O valor desta experiência é a percepção sobre a representatividade política e a importância do voto consciente em nossa vida”, acrescentou Santos.

O formulário de inscrição está disponível no site da Câmara (www.cmm.pr.gov.br), clicando no banner específico do Programa. A confirmação será feita pela Escola Legislativa por e-mail ou telefone. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone: (44) 3027-4114 e por e-mail (escolalegislativa@cmm.pr.gov.br).
Escola Legislativa da Câmara Municipal de Maringá concluiu, na última sexta-feira (10), a 50ª turma do Programa Estágio-Conhecimento
50ª turma do Estágio-Conhecimento da Câmara Municipal de Maringá
Universitários passaram a semana inteira discutindo o processo legislativo de Maringá com a equipe da Escola Legislativa
A última atividade do grupo de 10 universitários foi uma sessão ordinária simulada onde todos puderem usar a palavra para defender suas propostas
CÂMARA MUNICIPAL DE MARINGÁ
Avenida Papa João XXIII, 239 - Maringá - Paraná - CEP 87010-260
Fone 44 3027-4114 - Expediente: 8:00 às 18:00 horas
Emails: acesse aqui
Sessões Ordinárias: Terça-feira e Quinta-feira a partir das 9h30m