Pesquisa:
Site
  • Site
  • Transparência
  • Notícias
  • Legislação
  • Projetos
VOCÊ ESTÁ AQUI: PÁGINA INICIAL Imprensa Notícia
Sala de Imprensa
Vereadores querem PM e a Guarda na Marcha da Maconha
Assessoria de Imprensa - CMM 22/05/2019

Um requerimento de urgência assinado pelos vereadores Jean Marques (PV) e Alex Chaves (PHS) pergunta ao prefeito municipal se há a possibilidade de solicitar a presença da Polícia Militar, Conselho Tutelar e Guarda Municipal na Marcha da Maconha, evento marcado para acontecer no próximo sábado (25), a partir das 14 horas, na Praça Renato Celidônio, ao lado da Prefeitura de Maringá.

“Não se desconhece o julgamento da ADPF 187 pelo Supremo Tribunal Federal, no qual se permitiu a realização de tais eventos, todavia, na mesma ocasião restou firmado o entendimento de que é imperioso ‘que não haja incitação, incentivo ou estímulo ao consumo de entorpecentes na sua realização’, e que ‘não haja consumo de entorpecentes na ocasião da manifestação ou evento público’, afirmam os vereadores em trecho do requerimento, que esperam o resguardo da ordem do local e a proibição do consumo da droga em vias públicas maringaenses.

“O pedido se faz necessário, uma vez que o uso da mesma é proibido pela Lei Federal n. 11.346/06 e que estabelece pena de um a três anos de prisão para quem: induzir, instigar ou auxiliar alguém ao uso indevido de droga, além das medidas previstas a quem estiver realizando seu consumo”, comenta Jean Marques.

Além deste e de outro requerimento de urgência especial com projeto de lei instituindo o Congresso Jurídico Integrado de Maringá (Conjuri) no calendário oficial do município, a pauta da ordem do dia da sessão ordinária desta quinta-feira (23), que começa às 9h30, na Câmara de Maringá, conta com oito projetos de lei e 17 requerimentos de informação.

CONJURI
Já inscrições abertas este ano, o Conjuri é um dos mais importantes congressos realizados na cidade e que reúne os milhares de estudantes dos cursos de Direitos das instituições públicas e particulares de ensino. Pensando nisso, e também na relevância do evento organizado anualmente pela OAB e por entidades parceiras, o vereador Jean Marques propõe que o congresso seja incluído no calendário oficial de Maringá.

O Projeto de Lei 15.178/2019, de autoria de Jean Marques, prevê que o município, por meio de seus órgãos competentes, possa fornecer apoio logístico para a realização do Conjuri, que este ano terá a sua 13ª edição realizada entre os dias 4 e 6 de junho, no Fashion Hall.

Com o objetivo de debater durante três dias diversos temas referentes à área do Direito, o Conjuri conta com o apoio de instituições de ensino superior da cidade, como a Universidade Estadual de Maringá (UEM), Faculdade Maringá, Pontifícia Universidade Católica (PUC), Unicesumar, Unifamma, Faculdade Alvorada e Faculdade Cidade Verde.

Leia na íntegra a pauta da ordem do dia na aba Pauta da Sessão, aqui no site da Câmara.
CÂMARA MUNICIPAL DE MARINGÁ
Avenida Papa João XXIII, 239 - Maringá - Paraná - CEP 87010-260
Fone 44 3027-4114 - Expediente: 8:00 às 18:00 horas
Emails: acesse aqui
Sessões Ordinárias: Terça-feira e Quinta-feira a partir das 9h30m