Maringá, 21 de julho de 2019

CÂMARA MUNICIPAL
DE MARINGÁ

Sala de Imprensa
Projetos do Poder Executivo são aprovados pelos vereadores
Assessoria de Imprensa - CMM 11/07/2019
Na sessão ordinária desta quinta-feira (11), os vereadores aprovaram os projetos que transformam lotes de imóveis espalhados pelo município em Zona Especial para Habitação de Interesse Social (Zeis).

Também foram aprovados os projetos que autorizam empréstimo da prefeitura para construção e reforma de centros comunitários, praças, UBSs, rodoviária e o Cine Teatro Plaza. Os projetos vieram do Poder Executivo e alguns secretários municipais acompanharam a sessão nesta manhã.

“Maringá tem uma excelente saúde financeira, e esses empréstimos vão proporcionar bem-estar para toda a população. Está comprovado que manter níveis adequados de investimentos, ainda que com algum índice aceitável de endividamento, gera benefícios em longo prazo para o município”, explicou o vereador Alex Chaves, líder do Governo na Câmara.

Ele é um dos dez vereadores da Casa que votaram favoráveis aos projetos que prevêem um empréstimo de R$ 42,2 milhões junto a financiamento da Caixa Econômica Federal por parte da Prefeitura de Maringá. Quatro vereadores votaram contrários ao projeto.

Para o vereador Sidnei Telles, é importante haver uma gestão responsável do dinheiro público, e muitas vezes contrair financiamentos é atitude correta pensando nas contas públicas. Ele elogiou os esforços do Executivo para reabrir o Cine Teatro Plaza, que, com o projeto aprovado, poderá receber R$ 16 milhões para desapropriação e reformas.

“Ainda criança, assisti ‘Mad Max’ no Cine Teatro Plaza, aquilo é história da nossa cidade, é patrimônio de Maringá, local que deve ser preservado e que deve proporcionar mais acesso cultural a todos”, comentou Sidnei Telles.

Os vereadores Onivaldo Barris, Carlos Mariucci, Mário Verri e Professor Niero elogiaram o projeto que tem como objetivo manter viva a memória artística de Maringá. “O Cine Teatro Plaza é nosso patrimônio”, comentou Mariucci. “É uma luta antiga, não apenas desta administração, mas de pessoas ligadas à cultura, como a professora Laura Chaves, que nos acompanha hoje aqui na sessão”, disse Verri.

Sobre os empréstimos de modo geral, o presidente da Câmara, vereador Mário Hossokawa, comentou que é uma prática comum do Poder Executivo em Maringá desde quando ele iniciou a sua carreira política, nos anos 1980. “Muitas obras só saem do papel desta maneira. Temos obras importantes, como avenidas no Jardim Alvorada ou mesmo a Avenida Morangueira, que só se concretizaram com a dívida do município e o posterior pagamento dessa dívida, a qual muitas vezes acaba sendo paga por representantes de mais de uma administração.”

RECESSO
A próxima sessão ordinária está marcada para 1º de agosto, após recesso parlamentar. Toda a estrutura da Câmara de Maringá, além dos gabinetes dos vereadores, continuam suas atividades durante este período.

Veja a sessão ordinária desta quinta-feira (11):
CÂMARA MUNICIPAL DE MARINGÁ
Avenida Papa João XXIII, 239 - Maringá - Paraná
CEP 87010-260 - Fone 44 3027-4114
Desenvolvido pela Divisão
de Tecnologia da Informação