Pesquisa:
Site
  • Site
  • Transparência
  • Notícias
  • Legislação
  • Projetos
VOCÊ ESTÁ AQUI: PÁGINA INICIAL Imprensa Notícia
Sala de Imprensa
Escola Legislativa festeja a produtividade de 2017
Assessoria de Imprensa - CMM 22/12/2017

A Escola Legislativa, da Câmara Municipal de Maringá, encerra o ano com uma série de ações voltadas ao desenvolvimento político e práticas cidadãs realizadas com a comunidade.



Em 2017, a Escola Legislativa iniciou a quinta turma do Programa Câmara Mirim, no final de outubro. Este ano, 205 alunos do Ensino Fundamental, de 25 escolas da rede pública e particular de ensino do município, participaram do processo de seleção. Em reconhecimento à continuidade e inovação do Programa, a Câmara Municipal de Maringá que havia recebido o prêmio Troféu Gestor Público do Paraná, em 2016, foi homenageada com o Certificado de Menção Honrosa do PGP/PR, em 2017. O Prêmio é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná e do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Paraná para valorizar as iniciativas criativas que tragam desenvolvimento à sociedade.



Em março, foi lançado o Parlamento Jovem voltado aos alunos do Ensino Médio. Candidataram-se à seleção 77 alunos do Ensino Médio de 16 escolas maringaenses. O Parlamento Jovem foi implantado para completar os programas oferecidos pela Câmara Municipal de Maringá aos alunos que estão inseridos sistema educacional brasileiro. Além do Programa Câmara Mirim, para alunos do Ensino Fundamental, o legislativo maringaense oferece ainda o Programa Estágio-Conhecimento voltado aos universitários. Em 2017,

foram 16 edições realizadas, entre fevereiro e novembro, totalizando 209 participantes. O Programa oferece três módulos (básico, eleições, Orçamento), em edições pela manhã ou tarde. Iniciado em maio de 2015, em pouco menos de três anos foram atendidas 39 turmas com a participação de 502 pessoas. Embora o Estágio-Conhecimento esteja aberto a qualquer pessoa da comunidade, maior de 16 anos, o Programa é bastante procurado por universitários que são certificados com 30 horas de atividades complementares.



Em 2017, o Programa Visita Guiada atendeu quase 2.500 pessoas, divididas em escolas e entidades do município e região. Ele consiste na recepção e acompanhamento de grupos que visitam a Casa para conhecer a rotina do Legislativo e o papel dos vereadores na sociedade.



Entre as atividades desempenhadas pela Escola Legislativa está o assessoramento dos gabinetes na organização e realização de audiências públicas. Este ano, foram nove eventos deste tipo: I Audiência Pública do Idoso, realizada por iniciativa do gabinete do vereador Chico Caiana (PTB), em 04 de abril; Audiência Pública sobre Eleição de Diretores de Escolas Municipais e CMEIs, realizada por iniciativa do gabinete do vereador Carlos Mariucci (PT), em 15 de maio; Audiência Pública sobre a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), realizada por iniciativa do Gabinete do vereador Carlos Mariucci (PT), em 19 de maio; Audiência Pública sobre Guardadores de Carros, realizada por iniciativa do gabinete do vereador Jean Marques (PV), em 18 de maio; Audiência sobre o Plano Municipal de Resíduos Sólidos, realizada por iniciativa do gabinete do vereador Homero Marchese (PV), em 13 de junho; Audiência Pública sobre Preço dos Combustíveis no município de Maringá, realizada por iniciativa do gabinete do vereador Alex Chaves (PHS), em 14 de agosto; Audiência Pública em Defesa da UEM, por iniciativa do gabinete do vereador Carlos Mariucci (PT), da Assembléia Legislativa do Estado do Paraná e Universidade Estadual de Maringá (UEM), em 22 de setembro; Audiência Pública sobre Violência contra a Mulher, por iniciativa do gabinete do vereador Carlos Mariucci (PT), realizada no dia 30 de outubro; Audiência Pública sobre Regulamentação do Funcionamento do Comércio Varejista no Município, por iniciativa do gabinete do vereador Carlos Mariucci (PT), juntamente com a Arquidiocese de Maringá e Conselho de Leigos, realizada no dia 06 de dezembro.



Durante o ano, a Câmara Municipal de Maringá abrigou 18 exposições artísticas no hall térreo. Elas contemplaram os segmentos de artes plásticas, artesanato, fotografia, fotojornalismo e História. Todas as exposições são de artistas ou produtores culturais locais entre elas destacam-se: acervo do Museu Esportivo de Maringá; “O que não ficou na parede”, de José Antônio Firmino; “Instaronis”, fotografias de Ronis Furquim; acervo da família de Massayuki Seko; peças em cerâmica de Isabel Cristina Bogoni e Rosangela Bossoni; peças em cerâmica de Nilda Jacuí e Maria do Carmo Albuquerque; artesanato de Malu Guerreiro; “A batalha de Brasília”, fotojornalismo de João Paulo Fiorenza.



A Feira de Livros da Câmara (Felicam) é outra atividade organizada pela Escola Legislativa por meio da qual é realizada a troca e doação de livros que totalizaram cerca de 1500 títulos, em 2017. Sob este aspecto, a Escola Legislativa manteve a formação do acervo sobre autores maringaenses e livros sobre Maringá, emprestando livros à comunidade com apoio da Felicam.



Dois simpósios foram realizados com a participação da Escola Legislativa:

I Simpósio da Árvore, por iniciativa do gabinete do vereador Homero Marchese (PV), em 04/04/2017 e I Simpósio da Violência, por iniciativa do gabinete do vereador Homero Marchese (PV), em 25/09/2017.



Os membros da Escola Legislativa também estiveram presentes na realização do II Congresso Regional de Direitos dos Animais, em parceria com o Instituto para Estudos do Desenvolvimento do Direito (IEDA), nos dias 02, 03 e 04 de agosto. Neste evento, aproximadamente, 600 universitários assistiram às palestras realizadas, no Plenário Ulisses Bruder.



Entre as ações que incentivam as boas práticas municipais, a Escola Legislativa participou de idéias, projetos e inovações como, por exemplo, a palestra com o desembargador do TRE/PR Luis Fernando Tomasi Keppen, em 19 de janeiro; “Os propulsores do Sucesso”, com Ricardo Amaral em parceria com a Sociedade de Integração do Estudante Paranaense (SIEP), em 12 de julho; “Reforma Política e Competências Municipais” em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral do Paraná, em 23 de agosto.



A Escola Legislativa também esteve à frente da IV edição do Concurso “As árvores do passeio público”.



Em apoio ao gabinete do vereador Homero Marchese (PV), a Escola Legislativa apoiou a organização e realização do Clube do Livro Maria do Ingá. Durante o ano, foram realizados sete encontros para discutir as seguintes obras: “Dois Irmãos”, de Milton Hatoum, em 23 de março; “O rei da vela”, de Oswald de Andrade, em 27 de abril; “O centauro no jardim”, de Moacyr Scliar, em 25 de maio; “Nihonjin”, de Oscar Nakasato, em 29 de junho; “Os 13 porquês”, de Jay Asher, em 28 de setembro; “A revolução dos bichos”, de George Orwell, em 30 de outubro e “O santo e a Porca”, de Ariano Suassuna, em 30 de novembro.



A Escola Legislativa foi criada pela lei ordinária 9500/2013 e é a única existente Estado do Paraná com programas e ações em andamento. Além outras três no Estado: na Câmara Municipal de Toledo, Câmara Municipal de Curitiba e Assembleia Legislativa do Estado (ALEP).

Durante o ano, a Câmara Municipal de Maringá abrigou 18 exposições artísticas no hall térreo
Sessão dos Vereadores Mirins
Estágio Conhecimento
Estágio Conhecimento
Programa Visita Guiada
Programa Visita Guiada
Vereadores Mirins
CÂMARA MUNICIPAL DE MARINGÁ
Avenida Papa João XXIII, 239 - Maringá - Paraná - CEP 87010-260
Fone 44 3027-4114 - Expediente: 8:00 às 18:00 horas
Emails: acesse aqui
Sessões Ordinárias: Terça-feira e Quinta-feira a partir das 9h30m