Pesquisa:
Site
  • Site
  • Transparência
  • Notícias
  • Legislação
  • Projetos
VOCÊ ESTÁ AQUI: PÁGINA INICIAL Imprensa Notícia
Sala de Imprensa
MP e Assindi apresentam relatos à Comissão Indígena
Assessoria de Imprensa - CMM 21/05/2018

A Comissão Especial de Estudos sobre os Índios, da Câmara Municipal de Maringá, recebeu a contribuição do promotor de direitos constitucionais Maurício Kalache e da coordenadora da Assindi (Associação Indigenista de Maringá), Darcy Dias de Souza, em reunião, nesta manhã (21).

Darcy foi a primeira a apresentar esclarecimentos sobre a realidade dos índios em Maringá. Segundo ela, os recursos que a prefeitura repassa à entidade é suficiente para atender 50 pessoas. Porém, é comum o local abrigar por volta de 150 índios vindos de diferentes regiões do Estado. “Fizemos projeto e entregamos toda a documentação exigida para obter verba do Fundo da Infância e Juventude (FIA), mas não fomos contemplados e nem justificativa tivemos”, explicou.

O promotor confirmou várias colocações feitas por Darcy e disse que o governo do Estado prometeu auxílio que ainda não se concretizou. “A condição dos índios é, realmente, difícil em todo País. Isto porque eles vivem a expectativa de manter sua tradição. Porém, alimentam o desejo de usufruir os costumes da sociedade urbana”.

Darcy apresentou aos vereadores uma lista de necessidades da Assindi neste momento. Entre elas estão, por exemplo, alteração na lei de roçada que inclua a entidade como local de atenção; incentivo à exposição e venda do artesanato indígena; inclusão da Assindi no rol de entidades que participam dos eventos natalinos de Maringá. “Precisamos de boa vontade para encontrar uma forma de convivência que ofereça qualidade de vida aos indígenas sem esquecer que a base para isso é a educação. É nossa obrigação reconhecer que eles são nossos antepassados e esta terra também é deles”, concluiu.

Kalache sugeriu a criação de uma data especial no calendário oficial do município para destacar a contribuição gastronômica, cultural e artística de diversas etnias para a composição de Maringá, entre elas a indígena. No entanto frisou a importância do trabalho do Conselho Municipal da Igualdade Racial neste projeto e outros que venham a surgir.

Além das visões de ambos sobre a situação do índio, em Maringá, eles responderam aos questionamentos dos vereadores que garantiram compartilhar as sugestões que forem propostas no relatório da Comissão.

A próxima reunião acontecerá dia 28 de maio, às 10 horas, no Plenarinho da Câmara Municipal.

A Comissão foi instalada no dia 2 de maio com o objetivo de apurar as condições de vida dos indígenas que visitam Maringá e auxiliar em suas necessidades, especialmente, em relação à integridade física e segurança. O presidente é o vereador Sidnei Telles (PSD), o relator é o vereador Alex Chaves (PHS) e os membros são: Carlos Mariucci (PT) e William Gentil (PTB). A equipe terá 90 dias para apresentar seu relatório podendo solicitar prorrogação, caso seja necessário.

Reunião da Comissão Especial de Estudos sobre os Índios - 21/05/2018
MP e Assindi apresentam relatos à Comissão Indígena
CÂMARA MUNICIPAL DE MARINGÁ
Avenida Papa João XXIII, 239 - Maringá - Paraná - CEP 87010-260
Fone 44 3027-4114 - Expediente: 8:00 às 18:00 horas
Emails: acesse aqui
Sessões Ordinárias: Terça-feira e Quinta-feira a partir das 9h30m