Pesquisa:
Site
  • Site
  • Transparência
  • Notícias
  • Legislação
  • Projetos
VOCÊ ESTÁ AQUI: PÁGINA INICIAL Imprensa Notícia
Sala de Imprensa
Câmara empossa a primeira Procuradora da Mulher
Assessoria de Imprensa - CMM 14/06/2021

A Mesa Executiva da Câmara Municipal de Maringá empossará, a primeira Procuradora da Mulher, na história do Legislativo. A vereadora Ana Lúcia Rodrigues assumirá, oficialmente, a nova função durante a sessão ordinária, amanhã (15), a partir das 9h30.

A Procuradoria da Mulher foi instituída pela lei de resolução 659/2021, publicada no Órgão Oficial, em 17 de maio deste ano. Trata-se de órgão institucional que atua em benefício da população feminina, goza de autonomia e independência funcional, não estando vinculada a nenhum outro órgão da Câmara Municipal.

Conforme a lei, a Procuradoria da Mulher será constituída uma Procuradora da Mulher e uma Procuradora Adjunta, designadas pelo Presidente da Câmara Municipal, a cada dois anos, no início de cada legislatura.

O mandato acompanhará a periodicidade da eleição da Mesa Executiva e o cargo de Procuradora da Mulher será privativo de vereadora em exercício.

A primeira Procuradoria da Mulher foi criada na Câmara Federal, em 2009. No Paraná, ela existe em 49 municípios, alguns ainda em período de instalação.

Em Maringá, as mulheres representam 52% da população maringaense e 54% dos eleitores do município. Entre as tarefas da Procuradoria da Mulher estão, por exemplo, receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violência e discriminação contra a mulher e sugerir, fiscalizar e acompanhar a execução de programas do Executivo que visem à promoção da igualdade de gênero, assim como a implementação de campanhas educativas e antidiscriminatórias de âmbito municipal.

Histórico – Ana Lúcia, 58 anos, é professora aposentada, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e exerce seu primeiro mandato no Legislativo, com 2.707 votos recebidos na eleição de 2020.

Ela e Cris Lauer são as únicas mulheres entre os 15 vereadores da cidade. Antes delas, apenas 13 representaram a bancada feminina na Casa. A primeira vereadora de Maringá foi Sebastiana Costa Tobias (MDB). Eleita em 1968, ela compôs a 5ª Legislatura da Câmara, entre 1969 e 1973, época que a emancipação de Maringá não tinha mais que duas décadas.
CÂMARA MUNICIPAL DE MARINGÁ
Avenida Papa João XXIII, 239 - Maringá - Paraná - CEP 87010-260
Fone 44 3027-4114 - Expediente: 8:00 às 18:00 horas
Emails: acesse aqui
Sessões Ordinárias: Terça-feira e Quinta-feira a partir das 9h30m