Vice-coordenadora do Observatório das Metrópoles fala sobre diagnóstico da cultura em Maringá
A vice-coordenadora do Observatório das Metrópoles Núcleo UEM/Maringá, professora doutora Celene Tonella, falou aos vereadores sobre o diagnóstico da cultura no Município. As análises e sugestões estão no livro “A Política Pública de Cultura em Maringá”. O convite para a participação dela na sessão desta terça-feira, 14, foi da vereadora Ana Lúcia Rodrigues.
Ela explicou que o trabalho foi realizado por demanda da Secretaria Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Políticas Culturais. “O objetivo do diagnóstico foi dar elementos para a elaboração de políticas públicas de cultura. O livro traz análises de diversos pesquisadores e pode ser baixado gratuitamente.”
Celene destacou a importância de se levar cultura aos espaços mais distantes do centro da cidade. “A pesquisa mostrou que há uma concentração na área central, é importante que a oferta seja descentralizada. As bibliotecas dos bairros, por exemplo, podem ser utilizadas tanto para a produção como para apresentação de projetos culturais.”
A doutora também ressaltou que a formação de público é fundamental. “A formação de público é muito importante. A população precisa ter acesso a bens e práticas culturais, quando as pessoas produzem e consomem cultura há uma melhora na qualidade de vida.”
A professora disse ainda que é preciso ter ações transversais para incentivar a cultura. “As secretarias públicas podem produzir ações conjuntas que incentivem a produção e consumo de cultura. Todas as secretarias podem e devem dialogar com a cultura. Educação, saúde, mobilidade urbana são importantes tanto na produção como no consumo de bens culturais.”