A Câmara Municipal de Maringá outorgou a Cidadania Benemérita ao gestor esportivo Agnaldo Luiz Baldo. São mais de 30 anos dedicados ao esporte e lazer no município e no Paraná. A propositura da homenagem foi dos vereadores Paulo Biazon, Mário Verri, Delegado Luiz Alves, Professora Ana Lúcia Rodrigues, Jean Marques, Flávio Mantovani e Alex Chaves.
O homenageado atuou com a mobilização como voluntário, no final da década de 1990, na criação do Conselho Regional de Educação Física do Paraná, órgão que orienta e fiscaliza a profissão e zela pela qualidade dos serviços prestados. Na Comissão ACIM Esporte, atua na discussão com a sociedade organizada de propostas em apoio ao setor no município, e no Governo do Estado, na assessoria técnica na Diretoria de Esporte de Rendimento do Paraná Esporte.
O vereador Paulo Biazon enfatizou que a vida de Baldo é marcada pelo compromisso com o desenvolvimento do esporte no Estado. “O diploma não é tão grande como a bondade, o trabalho e o papel que desempenha. A cidade de Maringá ganha muito com seu nome e empenho. Que esse título chegue não apenas a um lugar de honra em sua parede, mas que permaneça em seu coração, como uma mensagem de carinho e de respeito dessa Casa Legislativa pela pessoa que você é”.
O vereador Mário Verri agradeceu os vereadores pela aprovação da outorga do título e sublinhou o empenho de Baldo com o esporte. “Apesar dos embates no Poder Legislativo também homenageamos aqueles que ajudam a construir a nossa cidade. Em mais de 20 anos pude ver a maneira que o Agnaldo está próximo ao esporte, o que é motivo de muito orgulho para mim”.
Em seu discurso, Baldo lembrou que sua trajetória foi marcada por desafios e conquistas, mais principalmente por muito aprendizado. “Há 36 anos eu comecei minha trajetória no esporte com um sonho no coração e a certeza de que o trabalho duro, a dedicação por aquilo que fazemos, podem transformar vidas”.
O homenageado afirmou que além de promover a saúde e o bem estar, o esporte é um poderoso instrumento de transformação social, sendo “uma ferramenta de educação, inclusão e cidadania que ensina valores, forma caráter e une pessoas”. Sobre o título, frisou que “ser reconhecido como Cidadão Benemérito de Maringá é mais que uma honra, é um compromisso de continuar trabalhando por essa cidade que me acolheu tão generosamente e pelo esporte que tanto amo”.