A Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência e com Doenças Raras realizou nesta semana sua primeira reunião ordinária. Na ocasião, a vereadora Akemi Nishimori (PSD) foi eleita presidente e foram ajustadas metodologias de trabalhos para fomentar a criação de políticas públicas que visem proporcionar avanços para a causa.
A Frente Parlamentar é uma associação suprapartidária e espontânea de vereadores para concentrar esforços sobre questões de interesse geral ou de segmentos da sociedade. Além das Câmaras Municipais, há frentes parlamentares no Senado Federal, Câmara dos Deputados e nas Assembleias Legislativas.
A vereadora Akemi explica que o objetivo é estabelecer um canal de diálogo com a comunidade para receber as demandas de pessoas com deficiência e com doenças raras. “Convidamos os representantes de associações, os profissionais da saúde e os órgãos representativos de classe para estarem conosco nesta luta”, salienta.
O presidente da Associação Brasileira de Genética Mitocondrial e Doenças Mitocondriais Raras é de Maringá. Pedro Mendes, que também é presidente da Associação das Pessoas com Deficiência Visual de Maringá, afirma que a Frente será fundamental para os parlamentares conhecerem a realidade de maringaenses com deficiência e também com doenças raras.
“Os vereadores terão mais subsídios para fiscalização e proposição de projetos, em atenção também às pessoas com mais vulnerabilidade e a sensibilização sobre o capacitismo”, sublinhou.
O “capacitismo” é um termo relativamente novo no país e significa uma forma de discriminação e preconceito contra pessoas com deficiência, baseada na crença de que esses indivíduos, são inferiores, incapazes e destoam da maioria, de um padrão considerado normal.
Pode ser mais “visível” com barreiras sociais, culturais e institucionais - como barreiras físicas e arquitetônicas que impedem o pleno exercício da cidadania - mas também pode veladas em expressões e atitudes. “A pessoa não é sua deficiência. Vê-la com pena e ‘vencedora’ não a remete a sua totalidade e essência”, enfatiza Pedro.
A Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência e com Doenças Raras é integrada pelos vereadores: Akemi Nishimori, Angelo Salgueiro, Daniel Falcioni Malvezzi, Giselli Bianchini, Guilherme Machado, Majô, Lemuel do Salvando Vidas, Luiz Neto, Pastor Sandro, Professora Ana Lúcia e William Gentil.