Você está aqui: Página Inicial Imprensa Notícia

Acesso Rápido

Sala de Imprensa

Exposição convida à conscientização sobre prevenção do suicídio
Assessoria de Imprensa - CMM 31/10/2019
Está aberta para visitação, na Câmara de Maringá, a exposição artística "Ponto Final", de José Antonio Firmino. São 17 ilustrações criadas com lápis de cor vermelho e grafite que buscam uma reflexão sobre um tema importante e ainda considerado tabu no País: o suicídio. A exposição fica aberta, no hall de entrada da casa legislativa, até 9 de novembro.

“É um ato de compartilhar a dor no último estágio do sofrimento de uma pessoa. Há um ano, iniciei esta série com 50 obras, para alertar sobre a importância de enxergarmos os sinais que antecedem essa tragédia”, explica Firmino, maringaense que corriqueiramente mostra parte de seu trabalho artístico em exposições na Câmara.

A preocupação do artista em evidenciar o que antecede um ato extremo condiz com o que foi alertado durante todo a campanha do Setembro Amarelo, mês de conscientização do combate ao suicídio: é preciso sempre dialogar com pessoas que sofrem de depressão, e também entender possíveis sinais sobre a tendência para pensamentos suicidas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. O dado indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas.

Ainda de acordo com a OMS, 32 brasileiros se suicidam diariamente. No mundo, ocorre uma morte a cada 40 segundos. Aproximadamente um milhão de pessoas se matam a cada ano. E o mais grave: sabe-se que os números são muito maiores, pois a subnotificação é existente. Os especialistas estimam que o total de tentativas supere o de suicídios em pelo menos dez vezes.