Câmara Municipal
de Maringá
Você está aqui: Página Inicial Imprensa Notícia

Acesso Rápido

Sala de Imprensa

Frente Parlamentar ouve Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência
Assessoria de Imprensa - CMM 28/04/2025

Instalada nesta segunda-feira (28), a Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência e Doenças Raras tem como objetivo criar um canal de diálogo com a sociedade para buscar soluções para essas demandas.


Fazem parte da Frente Parlamentar a vereadora e presidente da Câmara, Majô, a vereadora Akemi Nishimori, vereadora professora Ana Lúcia e o vereador Ângelo Salgueiro. A reunião contou também com a participação do vereador Willian Gentil, de representantes do Sindicato de Habitação e Condomínios -Secovi e da Associação das Pessoas com Deficiência Visual de Maringá – ADEVIMAR.


Na reunião de instalação da Frente Parlamentar foi discutido o projeto de lei nº 17.417/2025 do Poder Executivo, que altera a composição da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), retirando o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Doenças Raras, além de outras instituições da sociedade.


A Frente ouviu a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Izabella Militão, que enfatizou a importância de manter o Conselho na Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA).


Izabella sublinhou que a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência — contemplada no projeto de lei — não tem as mesmas atribuições do Conselho Municipal, que por sua natureza delibera, acompanha e fiscaliza a implementação de políticas públicas.


CPA

A Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) tem autonomia para analisar e julgar os casos não conformes às normas técnicas de acessibilidade, principalmente a NBR nº 9.050/2015 — que estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados quanto ao projeto, construção, instalação e adaptação do meio urbano e rural, e de edificações às condições de acessibilidade — podendo solicitar adequações para que atinjam os critérios mínimos de acessibilidade considerados pela Comissão.



Frente Parlamentar ouve Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência
Frente Parlamentar ouve Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência