A Câmara de Maringá reafirmou seu compromisso com a cidadania e a construção de políticas públicas eficientes ao integrar a força-tarefa criada para desenvolver ações voltadas à população em situação de rua.
Na tarde desta segunda-feira (28), vereadores participaram da primeira reunião convocada pelo prefeito Silvio Barros (PP), na Prefeitura Municipal. O encontro teve como objetivo definir as entidades participantes e seus respectivos representantes na força-tarefa.
Demonstrando o espírito colaborativo do Legislativo, a presidente da Câmara, vereadora Majô (PP), comunicou que a Câmara vai indicar três membros para compor o grupo. Além disso, colocou a estrutura da Casa Legislativa à disposição para a divulgação pública dos trabalhos e dos resultados que forem alcançados, reforçando a transparência e o diálogo com a sociedade.
“Quero registrar que compreendemos a importância dessa demanda trazida hoje. É fundamental que possamos abrir esse espaço de diálogo, para discutir de forma séria, responsável e comprometida. Precisamos buscar soluções viáveis, tanto disciplinares quanto na formulação e implementação de políticas públicas que tenham começo, meio e fim. Não basta apenas discutir — é preciso garantir efetividade, com ações concretas que tragam resultados reais para a nossa comunidade”, ressaltou Majô.
A reunião contou com a presença de dezenas de pessoas, incluindo líderes comunitários, representantes de entidades civis e religiosas, comerciantes, autoridades judiciais, forças de segurança e cidadãos interessados. Devido à expressiva participação, o prefeito optou por dividir o público em diferentes ambientes para melhor organização dos debates, antes de apresentar a pauta de forma geral.
Durante o encontro, o prefeito Silvio Barros destacou a importância da iniciativa: “É fundamental compreendermos que a solução para esta complexa questão não será alcançada de imediato. Precisamos de um grupo focado e bem informado para garantir que todos os direitos sejam respeitados. A criação desta força-tarefa foi uma sugestão do arcebispo Dom Severino, prontamente acolhida pela nossa administração para promover o diálogo e buscar soluções eficazes.”
O prefeito esteve acompanhado da vice-prefeita, Sandra Jacovós, e da primeira-dama, Bernardete Barros, que também reforçaram o apoio da gestão municipal à iniciativa.
Com a participação ativa e comprometida da Câmara Municipal, a expectativa é de que a primeira reunião oficial da força-tarefa ocorra nos próximos dias, marcando o início de um trabalho conjunto que visa atender de forma humana e responsável as necessidades da população em situação de rua em Maringá.
A atuação da Câmara neste processo demonstra, mais uma vez, seu papel fundamental na construção de uma cidade mais justa, solidária e inclusiva.