Laboratório do UniCesumar recebe o Brasão do Município e Mérito Comunitário por ações inovadoras, atendimento gratuito e impacto direto na vida de centenas de maringaenses
A Câmara de Maringá reconhece o trabalho de entidades que apoiam o desenvolvimento de ações em prol da coletividade. Na sessão ordinária desta quinta-feira (21), a Casa Legislativa homenageou o Laboratório Interdisciplinar de Intervenção em Promoção da Saúde (LIIPS) do UniCesumar com a entrega do Brasão do Município ao seu coordenador, professor doutor Braulio Henrique Magnani Branco, e títulos do Mérito Comunitário aos dirigentes da instituição e aos funcionários do laboratório.
O atendimento oferecido à comunidade é gratuito. Os trabalhos desenvolvidos também resultam em produção científica, já foram mais de 130 artigos publicados com participação direta do laboratório.
O vereador Pastor Sandro, autor da homenagem, enfatizou que “ao longo de sua trajetória, o LIIPS tem se consolidado como espaço de excelência em ensino, pesquisa e extensão, contribuindo não apenas para formação acadêmica, mas sobretudo para transformação da realidade social e promovendo a saúde da população”.
“Cada projeto desenvolvido pelo LIIPS reflete no compromisso ético, inovação científica e amor ao próximo. A homenagem é mais do que uma formalidade. É o reconhecimento público de que as ações repercutem positivamente na vida de inúmeras famílias, fortalecendo o vínculo entre a universidade, a comunidade e o poder público”, ressaltou.
O coordenador do LIIPS, professor doutor Braulio Henrique Magnani Branco, agradeceu o empenho de toda equipe e destacou o pioneirismo na reabilitação multiprofissional de pacientes pós-COVID-19.
Branco destacou que a pesquisa resultou em um delineamento de protocolo após analisar a interrelação entre os sintomas da COVID, a atividade física, a aptidão cardiorrespiratória e a composição corporal dos sobreviventes. Mais de 500 pessoas receberam avaliações e intervenções multiprofissionais, recuperando sua saúde mental e física, e retornando às suas rotinas com vitalidade renovada.
“O projeto recebeu o maior aporte de recursos públicos entre instituições públicas e privadas do estado do Paraná. Com essa iniciativa conseguimos impactar a vida de mais de 500 pessoas com atendimento 100 % gratuito”, afirmou.
O coordenador também lembrou de iniciativas de combate à obesidade infantil e pré-habilitação em pacientes com câncer, sublinhando que “as evidências científicas nos mostram que as ações de pré-habilitação tendem a economia de dois a três dias de internação em UTI”.
As ações do Legislativo Municipal devem refletir o compromisso em garantir a saúde e promoção do bem-estar de toda a população. Participe conosco! Siga nossos perfis nas redes sociais: Instagram (@camara.maringa), Facebook (camaramunicipal.demaringa) e YouTube. Câmara ‘Com Você’!