Pesquisa:
Site
  • Site
  • Transparência
  • Notícias
  • Legislação
  • Projetos
VOCÊ ESTÁ AQUI: PÁGINA INICIAL Imprensa Notícia
Sala de Imprensa
CPI da Dengue obtém depoimentos da 15ª Regional de Saúde
Assessoria de Imprensa - CMM 28/04/2014

Hoje (28), Maringá registra 2.031 casos positivos de dengue com infestação média de 2,4%, ou seja, bem acima de 1% que é preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Estas e outras informações foram repassadas aos vereadores que compõem a CPI da Dengue, na Câmara Municipal de Maringá, pelo diretor da 15ª Regional de Saúde, Kazumichi Koga, e pela chefe de atenção e gestão da 15ª Regional de Saúde, Lúcia Toshico Shimazaki.

Ambos esclareceram qual é a função da Regional de Saúde no combate ao mosquito Aedes aegypti, quais são as dificuldades e números sobre a doença na região. De acordo com Koga, não adianta matar o pernilongo adulto se não destruirmos os criadouros que, em boa parte dos casos, estão no lixo jogado nas ruas, terrenos baldios e em nossas casas.

Por enquanto, nossa região ainda está livre do vírus 4, da dengue. Mas, o Paraguai, país fronteiriço, já sofre com ele, além dos demais vírus. “Com a gradativa queda na temperatura, corremos o risco da confusão entre os sintomas da dengue e Gripe A”, alertou o médico que, na sequência, afirmou: “O efeito do fumacê é pequeno se não estiver conjugado ao arrastão de limpeza. Além disso, não podemos usá-lo indiscriminadamente porque mataremos insetos que são importantes para nós”, acrescentou.

Na próxima segunda-feira (5 de Maio), serão ouvidos: o secretário municipal de saúde, Antonio Carlos Nardi; a gerente de Vigilância Epidemiológica, Evelin Nakashima Braga; o gerente de Vigilância Ambiental, Silvio Marcos Torrecilha e a diretora da Vigilância em Saúde, Rosângela Treichel Surita. Os depoimentos acontecerão a partir das 16 horas, no plenário Ulisses Bruder.

Durante a reunião, também foram aprovados dois requerimentos de informação.

De autoria do vereador Dr. Manoel Álvares Sobrinho (PTC) que solicita à 15ª Regional de Saúde as seguintes informações:

- Dados estatísticos, separados mês a mês, desde janeiro de 2013, de índices de casos notificados de pacientes com dengue nos municípios de Maringá, Sarandi e Paiçandu.

- Dados estatísticos, separados por bairro, mês a mês, desde janeiro de 2013, de índices de casos notificados de pacientes com dengue nos municípios de Maringá, Sarandi e Paiçandu.

- Dados estatísticos, separados mês a mês, desde janeiro de 2013, de índices de casos confirmados de pacientes com dengue nos municípios de Maringá, Sarandi e Paiçandu.

- Dados estatísticos, separados por bairro, mês a mês, desde janeiro de 2013, de índices de casos confirmados de pacientes com dengue nos municípios de Maringá, Sarandi e Paiçandu.

- Dados estatísticos, separados mês a mês, sobre o número de criadouros da larva do mosquito da dengue, encontrados nos municípios de Maringá, Sarandi e Paiçandu, indicando onde foram encontrados esses criadouros nos imóveis (resíduos sólidos, pratinhos de plantas, por exemplo).

- Dados estatísticos, separados por bairro, mês a mês, sobre o número de criadouros da larva do mosquito da dengue, encontrados nos municípios de Maringá, Sarandi e Paiçandu, indicando onde foram encontrados esses criadouros nos imóveis (resíduos sólidos, pratinhos de plantas, por exemplo).

A vereadora Márcia Socreppa (PSDB) quer saber da prefeitura quantas pessoas deram entrada nos hospitais e postos de saúde do município apresentando os sintomas da dengue e quantas foram diagnosticadas com a doença. Destes, algum entrou em óbito? Quantos foram?

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Dengue é composta por Luciano Brito (presidente), Mário Verri (relator), Márcia Socreppa (membro), Dr. Manoel (membro) e Belino Bravin (membro). Ela foi instalada, oficialmente, em 15 de Abril e terá 90 dias corridos para trabalhar e apresentar seu relatório acerca de:

1- os métodos utilizados pelo Poder Executivo relativamente ao serviço de coleta e de destinação dos resíduos sólidos domiciliares;
2- a fiscalização no tocante aos criadouros em áreas privadas, além da eliminação dos mesmos;
3- a ação de eliminação dos criadouros em áreas públicas, sobretudo em terrenos baldios e áreas de fundo de vale;
4- as campanhas e as ações oficiais de prevenção e combate à dengue realizadas a partir de janeiro de 2013;
5- o atendimento aos munícipes com suspeita ou com confirmação da dengue;
A próxima reunião do grupo acontecerá dia 05 de Maio, a partir das 16 horas, no plenário Ulisses Bruder




Diretor Kazumichi Koga e a chefe de atenção e gestão, Lúcia Shimazaki, forneceram dados para subsidiar o trabalho dos vereadores
Lúcia Shimazaki, chefe de atenção e gestão e o diretor da 15ª Regional de Saúde, Kazumichi Koga
Reunião da CPI da Dengue - 28/04/2014
CÂMARA MUNICIPAL DE MARINGÁ
Avenida Papa João XXIII, 239 - Maringá - Paraná - CEP 87010-260
Fone 44 3027-4114 - Expediente: 8:00 às 18:00 horas
Emails: acesse aqui
Sessões Ordinárias: Terça-feira e Quinta-feira a partir das 9h30m