Pesquisa:
Site
  • Site
  • Transparência
  • Notícias
  • Legislação
  • Projetos
VOCÊ ESTÁ AQUI: PÁGINA INICIAL Imprensa Notícia
Sala de Imprensa
Câmara restitui mandato de Bonifácio Martins
Assessoria de Imprensa - CMM 06/08/2014

Em uma sessão marcada pela emoção a Câmara de Maringá restituiu o mandato do ex-vereador Bonifácio Martins em sessão solene ontem. Ilvana Martins da Costa Neves e Ildene Martins Scola, filhas de Martins, receberam um diploma restituindo o mandato do pai. Ilvana agradeceu a homenagem e disse que não esperava um evento tão grande. Elas também receberam um DVD a cópia de uma entrevista que o pai concedeu aos historiadores João Laércio Lopes Leal, Reginaldo Benedito Dias e José Henrique Rollo Gonçalves em 1995.

Bonifácio Martins foi vereador por duas legislaturas. Em 1960 ele fez parte de uma chapa composta por vários sindicalistas e a campanha foi marcada pela defesa dos trabalhadores. Como vereador se destacou como um rígido fiscalizador das ações do Executivo. Ele sempre colaborou com o processo de organização de sindicatos de trabalhadores, e foi por causa dessas atividades que foi indiciado e condenado em um inquérito policial militar.

Em função da insegurança existente no País, e sabendo que seu nome estava sendo investigado, Martins deixou Maringá em 1964, acompanhado da esposa e das duas filhas pequenas.

Segundo o professor Reginaldo Benedito Dias, a Câmara de Maringá chegou a instaurar um procedimento para analisar a condição legal de Martins e decidir se iria cassar o mandato dele. A Comissão de Legislação e Justiça concluiu que não havia fundamento legal para a cassação.

Dias explica que apesar de Martins não ter sido formalmente cassado ele não pôde exercer o mandato que o povo lhe conferiu em função do clima de insegurança existente no Brasil. “Como a Câmara de Maringá não cassou seu mandato, visto que sua análise não encontrou fundamento para tal, pode promover essa restituição sem necessidade de autocrítica. Em outras palavras, a Câmara Municipal não repara um ato seu, mas uma injustiça cometida naquele momento excepcional de nossa história.”

Os membros da Comissão Estadual da Verdade também participaram da sessão solene. Marcos Kieller, que falou em nome dos integrantes da Comissão, destacou a importância de se reparar, ainda que simbolicamente, os direitos daqueles que sofreram com a ditadura. Ele disse que a Comissão está terminando de coletar os dados sobre os paranaenses que tiveram seus direitos cassados e foram vítimas de violência na ditadura e informou ainda que esses dados serão enviados ao governo Federal. Kieller elogiou a iniciativa da Câmara que repara uma injustiça ao restaurar o mandato de Martins.

O vereador Carlos Mariucci, autor do pedido para que se devolvesse o mandato a Martins, destacou a importância, principalmente para a família, do ato. “Estamos reparando um erro e devolvendo o mandato a um vereador que foi impedido de realizar sua função por causa da insegurança vivida pela população naquele momento de nossa história.”






Filhas de Martins, Ilvana e Ildene, receberam o documento que restitui o mandato de vereador do pai delas
Martins não pôde exercer a função de vereador por causa da perseguição sofrida durante a ditadura
Ilvana e Ildene se emocionaram com a homenagem
Marcos Kieller, representante da Comissão Estadual da Verdade, destacou a importância do ato realizado pela Câmara
Reginaldo Benedito Dias contou um pouco da história de Bonifácio Martins
Ilvana e Idene receberam um DVD de uma entrevista que o pai concedeu aos historiadores João Laércio Lopes Leal, Reginaldo Benedito Dias e José Henrique Rollo Gonçalves
CÂMARA MUNICIPAL DE MARINGÁ
Avenida Papa João XXIII, 239 - Maringá - Paraná - CEP 87010-260
Fone 44 3027-4114 - Expediente: 8:00 às 18:00 horas
Emails: acesse aqui
Sessões Ordinárias: Terça-feira e Quinta-feira a partir das 9h30m