Pesquisa:
Site
  • Site
  • Transparência
  • Notícias
  • Legislação
  • Projetos
VOCÊ ESTÁ AQUI: PÁGINA INICIAL Imprensa Notícia
Sala de Imprensa
Transparência da Câmara de Maringá apresentará novidades
Assessoria de Imprensa - CMM 23/06/2017

Em breve, o Portal da Transparência da Câmara Municipal de Maringá estará disponível em qualquer aparelho que funcione segundo o conceito de site responsivo (conhecido também como site flexível ele se encaixa, automaticamente, ao dispositivo do usuário (PC, celular, tablet, entre outros). Na prática, essa inovação facilitará a navegação na palma da mão.

Desde a vigência da Lei de Acesso à Informação (lei 12.527/2011), o legislativo maringaense publica seus dados administrativos e financeiros na forma de textos. A partir de 2014, essa experiência acontece em tempo real pelo Portal da Transparência que é, constantemente, atualizado com base na usabilidade.

A visibilidade que alcançou o site ultrapassou os limites da cidade e serviu de exemplo no Estado vizinho. Na próxima segunda-feira (26), o Observatório Social, de Ribeirão Preto-SP, lançará o Transpareciômetro com base no Portal de Transparência da Câmara Municipal de Maringá. Com esta ferramenta todo cidadão poderá acompanhar as ações de transparência realizadas pelo legislativo de Ribeirão Preto verificadas e encaminhadas pela Comissão Permanente de Transparência daquela Casa. O Transpareciômetro foi desenvolvido pela Diretoria Regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) com a posse dos atuais vereadores.

"A necessidade de divulgar os gastos dos órgãos públicos exigida pela sociedade foi atendida pela legislação nos últimos anos. Para quem trabalha de forma séria e responsável esta exposição é benéfica. A partir de 2009, a Câmara Municipal de Maringá ajustou, ao máximo, suas despesas e informa todas as suas ações pelo site e mídias sócias. Hoje, qualquer cidadão tem acesso a esses dados e liberdade para solucionar dúvidas, fazer críticas ou sugestões", disse o presidente da Câmara Municipal de Maringá, Mário Hossokawa (PP), que está no sexto mandato de vereador e foi vice-prefeito de Maringá entre 1993 e 1996.


Betânia Rodrigues
(44) 3027-4053
CÂMARA MUNICIPAL DE MARINGÁ
Avenida Papa João XXIII, 239 - Maringá - Paraná - CEP 87010-260
Fone 44 3027-4114 - Expediente: 8:00 às 18:00 horas
Emails: acesse aqui
Sessões Ordinárias: Terça-feira e Quinta-feira a partir das 9h30m