Os vereadores votarão sete projetos de lei e onze requerimentos de informação durante a sessão ordinária desta terça-feira (16), a partir das 9h30, no plenário da Câmara de Maringá. A transmissão da sessão ocorre ao vivo pelas páginas do Facebook e Youtube do poder legislativo maringaense.
Em primeira discussão, entrará na Pauta da Ordem do Dia o Projeto de Lei n. 15.453/2019, de autoria dos vereadores Mário Hossokawa e Sidnei Telles, restringindo o consumo de bebidas alcoólicas em logradouros públicos de Maringá.
O texto prevê a proibição do consumo de bebidas alcoólicas em logradouros públicos da cidade, como ruas, avenidas, praças, rodovias, áreas externas de campos de futebol e áreas de esportes, das 22h às 8h, devendo beneficiar moradores de bairros próximos às universidades, que sofrem com a bagunça promovida por jovens nas ruas até de madrugada.
Primeiro signatário do projeto, o presidente da Câmara afirmou que houve um amplo debate com a população antes de o projeto chegar ao plenário. “Após ser amplamente debatido entre diversos representantes da comunidade, como associações de moradores, forças policiais e vereadores, meu projeto de lei que visa restringir o consumo de bebida alcoólica em vias públicas de Maringá está pronto para ser apreciado pelos colegas vereadores.”
Hossokawa deixou um recado em suas redes sociais, evidenciando que o comércio não sairá prejudicado caso os vereadores aprovem o projeto de lei. “Bares e restaurantes não serão prejudicados. Ninguém vai proibir aquela cervejinha na calçada de bares e restaurantes, desde que estejam de acordo com a lei de utilização das calçadas e que a bebida seja proveniente do estabelecimento”, escreveu.