Pesquisa:
Site
  • Site
  • Transparência
  • Notícias
  • Legislação
  • Projetos
VOCÊ ESTÁ AQUI: PÁGINA INICIAL Imprensa Notícia
Sala de Imprensa
Delegada Paloma Batista fala sobre a violência contra mulher
Assessoria de Imprensa - CMM 26/03/2024

A delegada adjunta da Delegacia da Mulher de Maringá, Paloma Batista, falou aos vereadores sobre a violência contra a mulher dentro das ações e reflexões no Mês da Mulher. O convite para a participação dela na sessão desta terça-feira, 26 de março, foi da vereadora Ana Lúcia Rodrigues.

Paloma contou que durante este mês março está sendo realizada, em nível nacional, a Operação Átria. “O objetivo da operação é combater a violência contra a mulher em razão do gênero. A operação recebeu este nome porque Átria é o nome da principal estrela da constelação denominada ‘Triângulo Austral’ do hemisfério estelar sul, tem coloração alaranjada e consta na bandeira do Brasil. Em alusão à posição de destaque da estrela, o nome da dado à operação ilustra a ideia de reposicionar mulheres agredidas retirando- as da condição de vítimas ao seus lugares.”

Ela assumiu a delegacia em janeiro deste ano e destacou que uma das atribuições da instituição é a investigação de crimes de gênero. “A violência contra a mulher é um fenômeno social global, cuja raiz se encontra nas desigualdades de gênero presentes nos mais diversos grupos sociais.”

Segundo Paloma, “as violências são mecanismos de controle da autonomia, da liberdade e dos corpos de meninas e mulheres. É importante destacar que a violência geralmente não é um episódio único, nem assume apenas uma forma”.

A delegada destacou que a principal proteção das mulheres vítimas de violência é a lei Maria da Penha, que é aplicada quando a violência acontece pelo fato de a vítima ser mulher. “A polícia civil tem fomentado ações voltadas ao enfrentamento e combate à violência de gênero no estado, indicadores mostram que, em 2022, o estado do Paraná ficou em quinto lugar no Brasil com maior número de mortes violentas.”
Delegada Paloma Batista fala sobre a violência contra mulher
Delegada Paloma Batista fala sobre a violência contra mulher
Sessão Ordinária - 26/03/2024
A delegada adjunta da Delegacia da Mulher de Maringá, Paloma Batista, falou aos vereadores sobre a violência contra a mulher dentro das ações e reflexões no Mês da Mulher
CÂMARA MUNICIPAL DE MARINGÁ
Avenida Papa João XXIII, 239 - Maringá - Paraná - CEP 87010-260
Fone 44 3027-4114 - Expediente: 8:00 às 18:00 horas
Emails: acesse aqui
Sessões Ordinárias: Terça-feira e Quinta-feira a partir das 9h30m