Câmara Municipal
de Maringá
Você está aqui: Página Inicial Imprensa Notícia

Acesso Rápido

Sala de Imprensa

Psiquiatra esclarece males da depressão na tribuna da Câmara
Assessoria de Imprensa - CMM 05/11/2014
Na sessão ordinária desta terça-feira (04), o médico psiquiatra Paulo Vecchi Abdala usou a tribuna para falar sobre a depressão a convite da vereadora Márcia Socreppa (PSDB). Ela é autora do projeto que institui a Semana de Prevenção e Combate à Depressão em Maringá aprovado, em primeira discussão, nesta ocasião.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que cerca de 350 milhões de pessoas sofrem de depressão no mundo. No Brasil, o Ministério da Saúde estima que sejam 17 milhões. Calcula-se que, em 2020, ela será a segunda maior causa de afastamento do trabalho ficando atrás somente das doenças cardiovasculares. Por isso, a depressão já é considerada um dos maiores males da era pós-moderna.

Entre os sintomas da depressão estão, por exemplo, tristeza ou irritabilidade, pessimismo, baixa estima, prejuízo cognitivo, alterações de sono e alimentação. Fatores biológicos, psicológicos, ambientais e genéticos podem explicar sua manifestação. Porém, não existe um exame laboratorial que a confirme. O diagnóstico é clínico e somente um médico especialista poderá fazê-lo indicando o tratamento adequado.
Psiquiatra Paulo Vecchi Abdala
Psiquiatra Paulo Vecchi Abdala e os vereadores durante a sessão ordinária - 04/11/2014