Já está nas mãos do prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PDT), o projeto de lei do vereador Odair Fogueteiro (PHS) que incumbe a Administração Municipal de implantar pontos livres cobertos para o estacionamento dos veículos que prestam o serviço de mototáxi na cidade e seus usuários. A proposta altera a lei 8.707/2010 e foi aprovada, em terceira discussão, no dia 19 de junho.
O cálculo de Fogueteiro é que sejam necessários cerca de 20 pontos espalhados pelas regiões norte, sul e distritos. “Cada um teria um número de identificação para facilitar o contato entre o mototaxista e o usuário. Além disso, as motocicletas continuarão a buscar e deixar seus passageiros em endereços solicitados por estes. A lei veio para facilitar a mobilidade e oferecer mais conforto a quem espera o serviço”, explicou o vereador que, semanalmente, leva seu gabinete para um bairro diferente de Maringá.
Preparação - Um projeto de Fogueteiro que já foi transformado em lei é o 10.600/2018 sobre a educação financeira de crianças e adolescentes. O texto estabelece a realização de palestras nas escolas da rede pública municipal de ensino abordando o tema, uma vez por ano, como atividade extracurricular.
Entre os objetivos estão: promover o conhecimento dos conteúdos de Educação Financeira; desenvolver atitudes pró-ativas e conscientes sobre a melhor administração dos recursos financeiros como, por exemplo, poupar; incentivar atitudes conscientes de consumo e desenvolver atitudes favoráveis à sustentabilidade econômica para a realização de projetos. Para isso, o Poder Executivo promoverá o treinamento e a capacitação de pessoal docente próprio bem como firmará parcerias com órgãos públicos ou empresas privadas.
“É muito importante que a pessoa aprenda desde criança a valorizar o resultado de seu trabalho e saiba aplicá-lo corretamente visando o futuro. Desta forma, incentivaremos a autonomia do ser humano para gerenciar, no mínimo, seu orçamento particular e evitar o endividamento”, esclareceu Fogueteiro utilizando como base sua experiência de pai, comerciante e vereador.