
Os vereadores homenagearam o Grupo Escoteiro Verde Canção com a entrega do Brasão do Município à sua presidente, Patrícia Mattos de Barros Schiavoni, e títulos do Mérito Comunitário aos fundadores do grupo e aos chefes de Seção. A homenagem, realizada na sessão desta terça-feira (23), foi proposta pelos vereadores Onivaldo Barris e Jean Marques.
Adelcio Schiavoni contou um pouco da história de fundação do grupo, que completa 34 anos. Ele lembrou o envolvimento e dedicação dos fundadores para que conseguissem um local para funcionar e também das dificuldades que enfrentaram. “Hoje, olhando os frutos do trabalho, vemos que tudo valeu muito a pena. É uma alegria poder receber esta homenagem da Câmara.”
Patrícia falou sobre o início do Movimento Escoteiro no mundo. Ela destacou que o seu fundador, Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, observou muitos jovens em situação de vulnerabilidade e para atendê-los criou um movimento educacional não-formal.
Segundo ela, no Brasil atualmente são 100 mil membros. Patrícia explicou que o escotismo tem cinco pontos: aprender fazendo; vida em equipe; atividades progressivas, atraentes e variadas; desenvolvimento pessoal com orientação; e aceitar a promessa e a lei escoteira.
“O método é o meio para aplicar o programa educativo e alcançar o objetivo principal do movimento, que é dar poder aos jovens para que sejam ativos e façam a diferença em suas comunidades”, ressaltou Patrícia.
O vereador Onivaldo Barris destacou que é um grande admirador do escotismo e que a homenagem foi realizada nesta data porque o dia 23 de abril é o Dia do Escoteiro. “É uma grande alegria poder homenagear este grupo que ajuda no desenvolvimento do caráter e da disciplina, auxiliando na formação de cidadãos de pensamentos leais e dignos de confiança.”
O vereador Jean Marques ressaltou que o objetivo do movimento escoteiro é educacional. “O objetivo é simples: organizar e disciplinar a convivência democrática e fraterna de jovens, possibilitando a descoberta das suas potencialidades, orientados por valores tais como a honra, a paz, a cooperação fraternos com os semelhantes e o respeito à natureza.”
Os fundadores do grupo Adelcio Schiavoni, Vildair Mercês Alves Schiavoni, e os chefes de Seção Leandro César Cunha, Rosana Rossi Paduan, André Luis do Espírito Santo, Ivan Quartaroli, Luiz Carlos Antonio Marsola, Tiago Antonio Marmentini Lopes, Rodrigo Gonçalves de Lima, Everton Emilio Tavares, Anelise Ardengue, Adriano Bedendo, Eva Turkot e Marcos Alexandre Schiavoni receberam os títulos do Mérito Comunitário.
Os fundadores do grupo Adelcio Schiavoni e Vildair Mercês Alves Schiavoni com os vereadores Onivaldo Barris e Jean Marques
Leandro César Cunha e os vereadores Onivaldo Barris e Jean Marques
Rosana Rossi Paduan e os vereadores Onivaldo Barris e Jean Marques
André Luis do Espírito Santo e os vereadores Onivaldo Barris e Jean Marques
Ivan Quartaroli e os vereadores Onivaldo Barris e Jean Marques
Luiz Carlos Antonio Marsola e os vereadores Onivaldo Barris e Jean Marques
Tiago Antonio Marmentini Lopes e os vereadores Onivaldo Barris e Jean Marques
Anelise Ardengue e os vereadores Onivaldo Barris e Jean Marques
Adriano Bedendo e os vereadores Onivaldo Barris e Jean Marques
Eva Turkot e os vereadores Onivaldo Barris e Jean Marques
Marcos Alexandre Schiavoni e os vereadores Onivaldo Barris e Jean Marques
Patrícia Mattos de Barros Schiavoni e os vereadores Onivaldo Barris e Jean Marques
Adelcio Schiavoni contou um pouco da história de fundação do grupo, que completa 34 anos
Patrícia Mattos de Barros Schiavoni, presidente do Grupo Escoteiro Verde Canção