Na manhã desta segunda-feira (18), a Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, da Câmara de Maringá, aprovou o Orçamento 2020 proposto pelo Executivo. Fixado em R$ 1.794.684.564,00, o orçamento espera agora análise da Comissão de Políticas para ser votado em Plenário.
Além dos membros da Comissão, composta pelo presidente, vereador Sidnei Telles, vice-presidente, vereador Onivaldo Barris, e membro, vereador Odair Fogueteiro, também participou da reunião desta manhã o presidente da Câmara de Maringá, vereador Mário Hossokawa.
Entre as principais fontes de receita apontadas no documento está a arrecadação com impostos, taxas e contribuições de melhoria, estimada em R$ 580.941.219,00. Na categoria “Despesa”, o Orçamento 2020 diminuiu a verba de custeio que absorve os gastos com água, luz e combustível; reduziu o valor destinado a algumas secretarias; e, praticamente, não definiu montante em investimentos, excluindo apenas o dinheiro que virá de convênios e empréstimos.
“Exerceremos o papel de fiscalizadores do Executivo, por isso a importância de analisar o Orçamento encaminhado ao Legislativo e depois cobrar pelo devido cumprimento no próximo ano”, disse o vereador Sidnei Telles. A expectativa do líder do Executivo na Câmara, vereador Alex Chaves, é que a votação do Orçamento 2020 ocorra já na primeira semana de dezembro.