
Na última quarta-feira (15), o presidente da Câmara, Mário Hossokawa assinou o título de Cidadania Honorária para o Padre Júlio Lancellotti. A homenagem, proposta pela vereadora Ana Lúcia Rodrigues e assinada também por Hossokawa, foi entregue pessoalmente neste final de semana, em São Paulo. O vice-prefeito Edson Scabora e o arcebispo de Maringá, Dom Severino Clasen acompanharam a assinatura do título na Câmara, em transmissão on-line com o homenageado.
Muito emocionada, a vereadora usou a palavra para destacar que o título de cidadão honorário “representa um agradecimento e um abraço de Maringá, dizendo que o senhor nos inspira, na forma como acolher e tratar os irmãos e irmãs que estão em situação de rua”, destacou.
Padre Júlio também declarou seu agradecimento a Câmara de Maringá e a Professora Ana Lúcia, como sendo uma “alegria e privilégio de ter esse título de Cidadão Honorário de Maringá, e espero poder honrá-lo”. Atualmente, o padre é vigário episcopal do Povo de Rua da Arquidiocese de São Paulo e defensor das políticas públicas para a acolhida da população em situação de rua.
Júlio Renato Lancellotti é um pedagogo e presbítero católico brasileiro. Exerce a função de pároco da paróquia de São Miguel Arcanjo no bairro da Mooca, na cidade de São Paulo. Além da paróquia, o padre também é responsável pelas missas realizadas na capela da Universidade São Judas Tadeu.
Lancellotti já recebeu diversas homenagens pelos serviços prestados, como o Prêmio Franz de Castro Holzwarth, entregue pela Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil; Prêmio OPAS, da Organização Pan-Americana da Saúde; Prêmio Nacional de Direitos Humanos, do Movimento Nacional de Direitos Humanos; menção honrosa do Prêmio Alceu Amoroso Lima Direitos Humanos; Prêmio dos Direitos Humanos promovido pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, na categoria “Enfrentamento à Pobreza”; Prêmio Poc Awards na categoria "Influencer do Ano", do Gay Blog Br, a indicação de Lancellotti se motivou por se posicionar frequentemente contra à homofobia.
Padre Júlio é ainda Doutor Honoris Causa pela Universidade São Judas Tadeu (2004) e pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Em 2021, foi um dos vencedores do Prêmio Zilda Arns pela Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa, da Câmara dos Deputados, reconhecido pelo seu trabalho em benefício da população em situação de rua.