
A diretora do Projeto Portal da Inclusão da Secretaria Municipal de Assistência Social, Karina dos Santos Costa, apresentou aos vereadores de Maringá dados sobre a execução do Projeto que completa 16 anos de instalação nesta quarta-feira, dia 17 de agosto. O convite para a participação na sessão desta terça-feira (16) foi da vereadora Ana Lúcia Rodrigues.
A diretora explicou que o projeto oferta um local com características de casa para homens que estão em situação de rua. “O abrigo do Portal foi planejado para ser uma ‘porta de saída’ dentro da rede dos serviços de atendimento às pessoas em situação de rua em Maringá.”
Segundo Karina, o abrigo trabalha com acolhimento, proteção e possibilita acesso a direitos fundamentais. “´Mas é mais que isso, é um local em que a pessoa tem oportunidade de sonhar, de se reconhecer como pessoa”, ressaltou.
Ela informou que nos 16 anos de funcionamento do Portal são mais de 310 atendimentos. “Histórias cheias de sonhos e vontade de recomeçar. O projeto não busca apenas quantidade, mas principalmente qualidade no atendimento. Porque o que move este trabalho é sua essência, simples e complexa ao mesmo tempo, de se ter um olhar humanizado para o outro, e para além do olhar, acreditar e realizar ações que concretizem a ressignificação das vidas que por ali passam”, destacou.
A diretora apresentou um vídeo com a fala de alguns dos atendidos pelo Portal que contaram um pouco da sua história e como o projeto os auxiliou a mudarem de vida.