Você está aqui: Página Inicial Imprensa Notícia

Acesso Rápido

Sala de Imprensa

Poeta A.A. de Assis recebe Comenda Dom Jaime Luiz Coelho
Assessoria de Imprensa - CMM 07/08/2023
Antônio Augusto de Assis, o jornalista, poeta e trovador A.A. de Assis, recebeu na manhã do último sábado (5) a honraria máxima do Município de Maringá, a Comenda Dom Jaime Luiz Coelho. Cerca de 100 pessoas, entre amigos, familiares, representantes de entidades e autoridades, prestigiaram a solenidade, que foi marcada pela emoção de todos os presentes. A homenagem foi proposta pelos vereadores Mário Verri e Manoel Álvares Sobrinho.

O poeta destacou a honra em receber o título. “Só o fato de a comenda ter o nome de Dom Jaime Luiz Coelho já é suficiente para torná-la uma preciosidade. Ele foi o personagem mais notável do pioneirismo maringaense, e tive a felicidade de frequentemente estar próximo dele, desde o momento de sua chegada, no dia 25 de março de 1957, até sua mudança para o céu, no dia 5 de agosto de 2013.”

Assis contou que resolveu aceitar a homenagem por entender que ela “é uma demonstração de carinho a todos os que, na cidade, têm se dedicado ao jornalismo e ao cultivo das letras”.

Ele agradeceu aos vereadores pela homenagem, aos amigos da Academia de Letras de Maringá, aos companheiros do Rotary, aos amigos da igreja e, em especial, à família. “É com coração gorjeando de alegria que abraço e agradeço a todos por essa grande honra.”

O secretário de Saúde do Município, Clóvis de Melo, representou o prefeito Ulisses Maia na solenidade e fez um discurso em forma de versos resumindo um pouco da trajetória do poeta. “Siga nos trazendo provas de que o amor é infinito. E faça mil trovas sobre o que é justo e bonito.”

O vereador Mário Verri lembrou que, em 2011, o poeta recebeu o título de Cidadão Benemérito. “Naquela ocasião, toda a família também estava presente e ele tinha 78 anos. Hoje, com muita alegria, estamos todos aqui para entregar a maior honraria do Legislativo ao poeta A.A. de Assis, que está com 90 anos.”

Verri destacou que, há um ano, espera para entregar a Comenda ao poeta. “A Comenda Dom Jaime Luiz Coelho só pode ser entregue uma vez ao ano, para pessoas com mais de 50 anos de serviços prestados em prol da população. O título de A.A. de Assis é o terceiro a ser entregue pelo Legislativo. Em 2017, o padre Geraldo Schneider foi agraciado com a Comenda e em 2021, o professor Wilson Matos se tornou comendador” explicou.

“Ele é um grande homem, íntegro, de família, religioso, um cidadão comprometido com o bem comum, que ocupa um lugar muito importante na história de nossa cidade. Por mais pessoas como Antônio Augusto de Assis”, ressaltou.

O vereador Manoel Álvares Sobrinho lembrou que o homenageado foi jornalista em importantes jornais impressos, professor no colégio Santa Cruz e no departamento de Letras da Universidade Estadual de Maringá, além de autor de dezenas de livros e membro fundador e presidente de honra da Academia de Letras de Maringá. “A.A. de Assis é um patrimônio da nossa cidade, da nossa cultura. É o melhor trovador e uma das pessoas mais cultas que tive o privilégio de conhecer. É com muita alegria que prestamos este reconhecimento a ele.”

Também discursaram durante a solenidade em homenagem ao poeta o neto dele, João Marcos de Assis Miguel; o padre Naison Bacon; a presidente da Academia de Letras de Maringá, Eliana Palma, e o professor Wilson Matos, que foi homenageado com a Comenda Dom Jaime Luiz Coelho, em 2021.

A vereadora Ana Lúcia Rodrigues entregou um buquê de flores à esposa do homenageado, Lucíllia Maria Simas de Assis.

Em homenagem ao poeta, o maestro Marcus Geandré cantou à capela o Hino dos Pioneiros de Maringá, de autoria de Aniceto Matti e Ari de Lima.

Decreto de tombamento

Antes do início da solenidade de entrega da Comenda Dom Jaime Luiz Coelho, o prefeito Ulisses Maia assinou um decreto fazendo o tombamento do livro de poemas “Robson”.

O secretário Municipal de Cultura, Victor Simião, discursou durante a entrega da Comenda e explicou que o livro foi um dos primeiros a serem publicados na cidade. “Nós tombamos o livro e agora ele faz parte do patrimônio histórico da nossa cidade. É uma honra podermos fazer esse tombamento no dia da entrega da Comenda.”

Ele convidou o poeta a fazer uma compilação de sua obra a ser publicada pela secretaria ainda este ano.