Neste mês março tem início a entrega da declaração do imposto de renda. Todos os que precisam fazer a declaração podem destinar uma parte do imposto para o Fundo da Infância e Adolescência(FIA) e também para o Fundo do Idoso. O próprio sistema da Receita Federal calcula a doação, permitindo a destinação de até 3% para cada fundo.
Quem tem imposto a pagar pode destinar uma parte deste imposto e quem tem imposto a restituir também pode fazer a doação. Os fundos fazem a distribuição dos valores arrecadados entre as entidades que tiveram projetos aprovados para este ano.
O contribuinte pode escolher a cidade e o projeto para o qual fará a doação, podendo acompanhar de perto a aplicação dos valores e ver o resultado dos projetos.
Em Maringá, segundo a Secretaria da Criança e do Adolescente, 16 entidades tiveram projetos aprovados para receberem valores do FIA.
Entre essas entidades estão o Encontro Fraternos Lins de Vasconcelos que atende cerca de 1200 pessoas. E o Lar Escola da Criança que atende 150 crianças e 120 adolescentes. Ambas as instituições oferecem diversas oficinas e também alimentação aos atendidos.
Acompanhe a reportagem completa sobre esse assunto no canal da TV Câmara - Youtube.