“É muito imposto”. Esta é uma das frases mais comuns do brasileiro, mas será que sabemos de fato como são as alíquotas para a tributação? Na sessão ordinária desta terça-feira (06), à convite da presidente da Câmara de Maringá, vereadora Majô, o diretor do conselho jovem da ACIM, Copejem, Arthur Toledo, usou a tribuna para falar sobre o ‘Feirão do Imposto’ que será realizado neste mês com informação da população sobre real peso no bolso dos tributos.
Segundo Toledo, a reforma tributária que está na etapa de regulamentação e prevê a reorganização dos impostos sobre o consumo poderá causar grande impacto aos municípios e a população deve ser informada sobre os tributos. “Não é dizer que o imposto é ruim, mas entender como é a carga tributária que nós brasileiros pagamos para podermos cobrar do poder público”, completou.
A presidente da Câmara, Majô, sublinhou o destaque maringaense no Feirão do Imposto, que acontece em diversos estados brasileiros, sendo Maringá a cidade melhor ranqueada no Paraná em resultados, tendo o Copejem como grande responsável. “É com grande satisfação que nossa Casa recebe esse importante Conselho de Maringá que representa mais de 5 mil comerciantes, empresários, prestadores de serviços para falar de um assunto que diariamente somos questionados; os impostos cobrados dos munícipes e de todo o povo brasileiro”.
Para se ter uma ideia sobre impostos, conheça a seguir a tributação que pode chegar de alguns produtos que fazem parte do dia a dia da população:
Conta de água (24,02%)
Conta de luz (48,28%)
Gasolina (53,03%)
Gás de cozinha (34,04%)
Arroz e Feijão (17,24%)
Óleo de cozinha (22,79%)
Açúcar (30,60%)
Fonte: Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT)