Câmara Municipal
de Maringá
Você está aqui: Página Inicial Imprensa Notícia

Acesso Rápido

Sala de Imprensa

Presidente do CMDPD fala na Tribuna e Câmara propõe comissão para avaliar acessibilidade
Assessoria de Imprensa - CMM 15/07/2025

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), Isabela Martins Ferreira Militão, participou da sessão ordinária da Câmara de Maringá na manhã desta terça-feira (15). A convite da vereadora Professora Ana Lúcia Rodrigues (PDT), Isabela usou a Tribuna para apresentar um panorama da atuação do Conselho e cobrar mais diálogo com o Legislativo na elaboração de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência.


Durante sua fala, Isabela defendeu que os projetos de lei relacionados à temática da deficiência sejam previamente discutidos com o CMDPD, garantindo maior representatividade, técnica e justiça social nas proposições. Ela também fez um apelo para que o debate sobre inclusão não se restrinja a um único tipo de deficiência. “Nós trazemos para esta Casa as dores que vivemos, como sociedade e como famílias. Projetos de lei precisam contemplar todas as deficiências, sejam elas físicas, sensoriais, intelectuais ou psicossociais”, afirmou.


A presidente da Câmara, vereadora Majô, conduziu os trabalhos e acolheu as reivindicações, propondo a criação de uma comissão para avaliar a acessibilidade dos espaços internos da Casa. “Podemos, inclusive, estipular uma comissão para verificar a acessibilidade da Câmara como um todo”, declarou.


A vereadora Professora Ana Lúcia reforçou a importância do CMDPD na construção de políticas públicas inclusivas e destacou a atuação da Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência e Doenças Raras. “O lugar da pessoa com deficiência é na política pública, no orçamento público. O Conselho cumpre um papel essencial no nosso município e precisa ser ouvido com regularidade”, acrescentou.


O vereador Guilherme Machado relatou que, a partir do diálogo com Isabela, ampliou sua visão sobre a pauta da inclusão. “Eu pude ver que não é só o TEA. Precisamos olhar para todas as realidades. Reforço aqui o pedido do Henry por mais acessibilidade dentro da nossa Casa do Povo”, comentou, citando um dos vereadores mirins presentes na sessão.


A participação simbólica dos vereadores mirins Henry e Enzo e de suas famílias foi outro destaque da manhã. O momento emocionou o plenário e reforçou a importância da educação para cidadania desde a infância. A vereadora Akemi Nishimori parabenizou Isabela pelo trabalho à frente do Conselho e sugeriu o registro de uma foto oficial com os jovens. “É o sonho deles, e a política também precisa realizar sonhos”, disse.


Isabela finalizou sua fala reafirmando o papel institucional do CMDPD como órgão consultivo e deliberativo, composto por representantes da sociedade civil e do poder público. “Peço que vocês venham se comunicar com o Conselho. Estamos à disposição para contribuir com a construção de uma cidade mais acessível, justa e inclusiva.”


A presença do Conselho em uma sessão ordinária e não apenas em espaços simbólicos, representa um avanço no reconhecimento da pauta da inclusão como prioridade institucional da Câmara. O encaminhamento para criação de uma comissão de acessibilidade marca um passo importante em direção a uma estrutura legislativa mais aberta e representativa.


A Câmara de Maringá reafirma seu compromisso com a transparência, a escuta ativa e a construção de políticas públicas que valorizem a diversidade e promovam a cidadania plena para todas as pessoas.


Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), Isabela Martins Ferreira Militão
A participação simbólica dos vereadores mirins Henry e Enzo e de suas famílias foi outro destaque da manhã. O momento emocionou o plenário e reforçou a importância da educação para cidadania desde a infância