A Câmara Municipal avançou ainda mais na promoção de um atendimento à saúde mais acolhedor e humanizado. A Lei 11.985/2025, de autoria do vereador Uilian Farmácia, institui a Política de Atendimento Humanizado nas Unidades Básicas de Saúde para proporcionar um acolhimento respeitoso, empático e próximo ao paciente, promovendo a qualidade do atendimento e o fortalecimento da relação entre usuários e profissionais de saúde.
A Lei objetiva um atendimento mais acolhedor e respeitoso, e o fortalecimento da relação médico-paciente, garantindo mais confiança e compreensão, além de melhorar a satisfação dos usuários com os serviços oferecidos pelas UBSs, reduzindo o estresse e a ansiedade dos pacientes durante as consultas.
Para fins de implementação da Política de Atendimento Humanizado, a Prefeitura poderá promover a capacitação e o treinamento de toda a equipe da UBS em temáticas relacionadas ao atendimento humanizado, incluindo desenvolvimento de habilidades de comunicação empática e humanizada.
Entre o conteúdo das capacitações está a escuta ativa e técnicas para compreender as necessidades dos pacientes, a comunicação não violenta e empática, a gestão do tempo e paciência durante os atendimentos, e a educação em saúde para explicar diagnósticos e tratamentos de forma clara e compreensível.
A Prefeitura também poderá implementar protocolos de acolhimento para pacientes, priorizando aqueles em situação de vulnerabilidade, como idosos, gestantes, pessoas com deficiência ou com dificuldades emocionais. Nessa mesma linha, os espaços físicos também poderão ser adequados para torná-los mais acolhedores, com sinalização clara e ambientes confortáveis.
A Lei prevê ainda a disponibilização de apoio psicológico emergencial e criação de grupos de apoio para pacientes com doenças crônicas ou condições que exijam acompanhamento contínuo, e instituição de mecanismos para avaliação contínua da satisfação dos pacientes, como pesquisas anônimas, caixas de sugestões e entrevistas de acompanhamento.
Com essa iniciativa, a Câmara de Maringá reforça seu compromisso com políticas públicas que promovem dignidade, respeito e cuidado integral aos cidadãos, especialmente na área da saúde.