A Câmara de Maringá recebe, na sessão ordinária desta quinta-feira (07), Giuseppe Petrucci, assessor do sociólogo e do deputado italiano Fábio Porta. Ele irá falar sobre os 150 anos da imigração italiana e as dificuldades enfrentadas por brasileiros que desejam obter a cidadania italiana. O convite para sua participação na sessão foi feito pelo vereador Mário Verri.
Este ano se celebra os 150 anos da imigração italiana, uma das maiores daquele país. Os italianos se concentram principalmente na região sul do Brasil onde muitas comunidades preservam a cultura e a história.
Desde 28 de maio a Itália tem uma lei que modificou as regras para se obter a cidadania. Segundo o deputado, a partir desta lei bisnetos e tataranetos de italianos não têm mais direito à cidadania. “A lei limitou a transmissão por sangue, dificultando o processo, apenas filhos e netos de italianos que não tenham segunda cidadania podem pedir a cidadania italiana. Aqui no parlamento italiano temos trabalhado para tentar modificar a lei”, informou.
Fábio Porta se mudou para o Brasil em 1998 para dirigir e coordenar o Patronato ITAL, a União dos Italianos no Mundo (UIM), o Centro de Assistência Fiscal( CAAF), a Ong “Progetto Sud” (projetos internacionais de cooperação social e econômica) e o Instituto de formação “Armando Suffredini” (formação profissional).
Ele reside em São Paulo e é deputado na Câmara dos Deputados da Itália desde 2008 pelo partido Partido Democrático. Em 2022 foi reeleito para o cargo. Atualmente está em Roma, na Itália, e por isso não fará o uso da tribuna. Ele é presidente da Associação de Amizade Itália-Brasil da União dos Italianos no Mundo do Brasil, vice-presidente do Instituto de Cooperação com Países do Exterior e da Associação “Focus Europe”.