Na última terça-feira (12), os vereadores que compõem a Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência e com Doenças Raras foram atualizados a respeito das políticas públicas e das necessidades das pessoas com deficiência e com doenças raras em Maringá.
As informações foram repassadas pelo secretário municipal da pessoa com deficiência, Marcos Aurélio da Silva, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência Izabella Militão.
De acordo com Silva, a falta de orçamento específico para a pasta não é impedimento para ações que estão sendo realizadas por meio de parcerias com outras secretarias e iniciativa privada.
“Temos cerca de 20 projetos nessa situação. Entre eles estão, por exemplo, uma cartilha destinada à conscientização contra o capacitismo (preconceito aos portadores de deficiência); falta de acessibilidade no aeroporto; equoterapia e o Selo Amigo dos PCDs em bares e restaurantes”, adiantou o secretário.
Para a vereadora Akemi Nishimori (PSD), presidente da Frente Parlamentar, o encontro foi muito produtivo e firmou o elo que precisa existir entre a Câmara e os representantes da comunidade PCD. “A Secretaria e o Conselho poderão nos auxiliar na elaboração de projetos e requerimentos. Em contrapartida, nós poderemos auxiliá-los a resolver as pendências que enfrentam no dia a dia tanto na esfera pública quanto privada”, explicou a vereadora.
Ainda segundo ela, o mais importante é a vontade que todos estão de mudar para melhor a realidade das pessoas portadoras de deficiência na cidade. “Nossa primeira tarefa é apresentar à Frente sugestões de algum espaço na cidade que possa servir de modelo de acessibilidade para todos”, comentou Akemi.
Além dela, também fazem parte desse grupo de vereadores: o vice-presidente Ângelo Salgueiro (Podemos) e os membros Majô (PP), William Gentil (PP), Giselli Biachini (PP), Luiz Neto (Agir), Lemuel do Salvando Vidas (PDT), Daniel Malvezzi (Novo), Pastor Sandro (União Brasil), Professora Ana Lúcia (PDT) e Guilherme Machado (PL).
Mais informações sobre a Frente Parlamentar poderão ser obtidas com o assessor permanente do grupo, Pedro Mendes, pelo telefone: (44) 3027-4054.