A Câmara de Maringá inicia nesta segunda-feira (18) uma nova fase na administração pública com a implantação oficial de um moderno sistema de apoio à gestão, que reúne 11 módulos integrados, voltados para otimizar processos e garantir mais eficiência e transparência na gestão legislativa.
Entre os módulos já em implantação estão: Contabilidade, Licitações, Patrimônio, Recursos Humanos, Planejamento, Contratos, Almoxarifado, Compras, Protocolo, Tesouraria e Business Intelligence (BI). Essa transformação atende às exigências do SIAFIC (Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle), obrigatório para todos os órgãos públicos municipais e que determina a unificação e padronização do sistema contábil utilizado.
O novo sistema, todos os processos será acessíveis remotamente e integrados com a Prefeitura de Maringá. Atividades antes realizadas com grande volume de papel e assinaturas físicas (como os empenhos de pagamento) agora ocorrem de forma 100% eletrônica, com assinaturas digitais e controle online.
Gestão moderna e menos burocracia
A nova plataforma permite a execução de tarefas com mais agilidade e menor burocracia. Os servidores podem acompanhar em tempo real os processos de suas áreas, consultar dados integrados e executar atividades de onde estiverem, já que o sistema é totalmente web.
Business Intelligence: tecnologia para decisões estratégicas
Entre os módulos implantados, o BI (Business Intelligence) se destaca como uma ferramenta estratégica de apoio à tomada de decisões. Com ele, será possível cruzar dados entre setores, criar painéis dinâmicos, monitorar em tempo real os principais indicadores operacionais, orçamentários e contratuais, e acompanhar a execução financeira da Câmara de forma clara e visual.
“Apresentamos nosso pedido de termos de maneira prática e visível toda a execução orçamentária da Câmara, como a sua dotação orçamentária, para que possamos tomar as melhores decisões possíveis. Estão aqui: gestão de contrato, execução orçamentária e vem muito mais por aí”, reforçou a presidente Majô.
O gestor de contratos da Câmara, Genésio Furlan, também aponta a funcionalidade do BI como avanço no controle dos contratos:
“Vamos poder acompanhar cada contrato com precisão: o que já foi executado, o saldo restante e configurar alertas por vencimento, evitando a perda de prazos.”
Transparência e responsabilidade
A mudança fortalece o compromisso da Câmara de Maringá com a transparência, a inovação e a boa aplicação dos recursos públicos. O novo sistema deve estar totalmente integrado ainda neste semestre, consolidando a Câmara como referência regional em modernização da gestão legislativa.