Câmara Municipal
de Maringá
Você está aqui: Página Inicial Imprensa Notícia

Acesso Rápido

Sala de Imprensa

Câmara garante direitos de castração, vacinação e vermifugação aos ‘cães comunitários’
Assessoria de Imprensa - CMM 20/08/2025

A Câmara de Maringá apoia a legislação que promova o cuidado com os animais do município. Exemplo disso é o projeto de lei 17297/2025, de autoria do vereador Flávio Mantovani, que reconhece como ‘cães comunitários’ aqueles sem tutor único e definido, cuidados por uma coletividade de um bairro, passando a ter prioridade nos atendimentos, castração cirúrgica, vacinação e vermifugação periódicas.


Os cães comunitários terão atenção de políticas públicas de bem-estar animal incluindo a identificação por meio de coleira ou microchipagem, prioridade e cadastro na Secretaria Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (Sebea). O projeto de lei aguarda parecer da Comissão de Finanças e Orçamento (CFO).


Os animais também contarão com monitoramento sanitário e controle populacional e retorno ao local de origem após atendimento veterinário, salvo em casos de risco à saúde pública ou ao próprio animal.


Será proibida a remoção ou apreensão de cães comunitários, exceto quando houver indícios de maus-tratos, risco à integridade do animal ou à saúde pública, e quando o animal for encaminhado para adoção responsável, devidamente registrada e fiscalizada pela Sebea.


A comunidade que mantém cães comunitários poderá ser cadastrada como guardiã responsável, assumindo obrigações quanto aos cuidados diários, incluindo fornecimento de alimentação, hidratação e acompanhamento sanitário. Já a Prefeitura poderá firmar parcerias com organizações não governamentais, instituições de ensino, clínicas veterinárias e demais entidades.


O descumprimento da lei, quando envolver remoção indevida, abandono ou maus-tratos de cães comunitários, sujeitará o infrator às penalidades previstas na legislação vigente sobre proteção animal, incluindo multas e sanções administrativas.


“A legislação brasileira é muito omissa quando se fala em um cão cuidado pelos moradores de um bairro. A partir de agora não será mais um animal de rua, mas sim, um cão comunitário abraçado pela comunidade com todos os seus direitos garantidos ”, sublinhou o vereador Flávio Mantovani.


O Legislativo Municipal permanece firme no objetivo de garantir a defesa dos animais. Participe conosco de nossas ações. Siga nossos perfis nas redes sociais: Instagram (@camara.maringa), Facebook (camaramunicipal.demaringa) e YouTube. Câmara ‘Com Você’!


Foto: Patrick Stüpp/Portal Engeplus