Câmara Municipal
de Maringá
Você está aqui: Página Inicial Imprensa Notícia

Acesso Rápido

Sala de Imprensa

Câmara discute criação da Comissão Extraordinária da Juventude
Assessoria de Imprensa - CMM 25/08/2025

O Projeto de Resolução nº 954/2025 será apreciado em segunda discussão amanhã (26); a composição da Comissão será definida preferencialmente por acordo entre a Mesa Executiva, bancadas e blocos parlamentares



A Câmara de Maringá continua ampliando os espaços de diálogo e participação da sociedade. Na última quinta-feira (21), os vereadores analisaram proposta que prevê a criação da Comissão Extraordinária da Juventude, de iniciativa do vereador Diogo Altamir da Lotérica (PSDB).


Entre as principais atribuições da Comissão estão acompanhar a execução das políticas públicas voltadas à juventude no município; propor projetos de lei, indicações e outros instrumentos normativos que contribuam para o desenvolvimento integral dos jovens; além de realizar audiências públicas, debates e seminários com especialistas e representantes da sociedade civil sobre temas de interesse desse público.


A composição da Comissão será definida preferencialmente por acordo entre a Mesa Executiva, bancadas e blocos parlamentares. Caso não haja consenso, será realizada eleição, respeitando a proporcionalidade partidária, para preenchimento das cinco vagas.


O mandato será de dois anos, com possibilidade de recondução. Para o primeiro período, os membros deverão ser escolhidos em até cinco dias após a publicação da Resolução. Os vereadores designados em 2025 permanecerão até 31 de janeiro de 2027.


De acordo com o autor da proposta, a criação da Comissão busca dar voz aos jovens maringaenses, que representam uma parcela significativa da população, mas ainda enfrentam desafios em áreas como educação, mercado de trabalho, saúde, cultura, esporte, segurança e participação política. “A Comissão acompanhará e proporá políticas públicas que fortaleçam a participação cidadã da juventude”, afirmou Diogo.


O Projeto de Resolução nº 954/2025 será apreciado em segunda discussão nesta terça-feira (26).


Com esta iniciativa, a Câmara de Maringá reforça seu compromisso de aproximar o Poder Legislativo da população, garantindo que a juventude também tenha espaço ativo nas decisões que impactam o futuro da cidade.


Na última quinta-feira (21), os vereadores analisaram proposta que prevê a criação da Comissão Extraordinária da Juventude, de iniciativa do vereador Diogo Altamir da Lotérica (PSDB)