A Câmara de Maringá, que ao longo dos anos tem se destacado por valorizar instituições que contribuem para a segurança, o bem-estar e a qualidade de vida da população, realizará mais uma importante homenagem nesta semana.
A Casa irá homenagear a Guarda Civil Municipal com a entrega de Brasão do Município à sua comandante, Irene dos Santos, e títulos de Mérito Comunitário a alguns guardas. A homenagem, que será realizada na sessão ordinária desta quinta-feira, 28, foi proposta pela vereadora Giselli Bianchini (PP).
A Guarda foi criada em 2007 por meio de lei municipal e sua missão é proteger os bens, serviços e instalações do Município e também atuar na prevenção a violência e promoção da cidadania.
Em 2019, a Guarda ganhou um novo marco legal com a aprovação da lei que criou o Estatuto da Guarda, que regulamentou direitos, deveres, normas de conduta e organização interna, alinhando a Guarda de Maringá aos princípios da lei federal que estabeleceu o Estatuto Geral das Guardas Municipais.
A instituição tem vários grupos táticos e especializados como, por exemplo, operacional, especializado em patrulhamento ostensivo e intervenções táticas em áreas de risco; canil, com cães treinados para apoio em operações de busca, de detecção de drogas e patrulhamento; Patrulha Maria da Penha, de proteção a mulheres vítimas de violência, e Patrulha escolar entre outros.
Hoje a Guarda tem um efetivo de 165 guardas civis municipais e 84 guardas patrimoniais que atuam de forma integrada na proteção dos espaços públicos e no atendimento à população. Ela também tem uma Escola que é responsável pela formação, capacitação e aperfeiçoamento dos servidores da instituição.
Com essa homenagem, a Câmara de Maringá reafirma seu compromisso de reconhecer e valorizar aqueles que, diariamente, trabalham para garantir a segurança, a cidadania e a tranquilidade dos maringaenses. O Legislativo municipal se orgulha de apoiar instituições que fortalecem o espírito comunitário e contribuem para o desenvolvimento de uma cidade mais justa e segura.