A Câmara de Maringá reforça o cuidado com nossas crianças e aprovou o projeto de lei 17361, de autoria do vereador William Gentil, que institui a capacitação em primeiros socorros para os alunos das escolas municipais, como medida de prevenção e proteção à vida.
Para garantir o aprendizado de forma acessível e dinâmica, as aulas poderão utilizar recursos audiovisuais, aplicativos interativos e atividades lúdicas, e serão adaptadas conforme a faixa etária e o nível de desenvolvimento dos alunos.
O vereador William Gentil lembra que além de salvar vidas, a proposta visa “reforçar os valores de empatia, responsabilidade social e a solidariedade”. “A medida é simples, mas de grande alcance para nossa população. O ambiente escolar, apesar de seguro, está sujeito a situações inesperadas como engasgo, quedas, cortes e desmaios. Nesse momento, o conhecimento básico de primeiros socorros é primordial para fazer a diferença na chegada do atendimento especializado”, acrescentou.
Serão utilizados métodos didáticos adequados e de forma extracurricular, flexível e integrada à rotina pedagógica das escolas municipais, não sendo ampliada a carga horária obrigatória dos alunos com a iniciativa organizada pela Secretaria Municipal de Educação.
As aulas poderão ser realizadas em parceria com Corpo de Bombeiros, equipes do SAMU, instituições especializadas na área da saúde e segurança, universidades, faculdades e centros de ensino superior que possuam cursos na área da saúde.
Entre os temas está a identificação e atendimento inicial em casos de engasgo, parada cardiorrespiratória, desmaios e convulsões; técnicas de reanimação cardiopulmonar; atendimento inicial em casos de ferimentos, fraturas, queimaduras e hemorragias; noções de suporte emocional e prevenção de acidentes; acionamento correto do SAMU.
O Poder Legislativo Municipal reforça seu compromisso a segurança dos alunos da rede municipal de ensino. Acompanhe nosso trabalho. Siga nossos perfis nas redes sociais Instagram (@camara.maringa), Facebook (camaramunicipal.demaringa) e Youtube. Câmara Com Você!
Foto: Reprodução Internet