Sessão solene proposta pela vereadora Akemi Nishimori reuniu autoridades, familiares e amigos em uma noite de emoção e reconhecimento
A Câmara de Maringá viveu uma noite de emoção e reconhecimento nesta quinta-feira (28), durante a sessão solene que concedeu o Título de Cidadania Benemérita à professora Ivoneti Catharina Rigon Bastiani. A homenagem foi proposta pela vereadora Akemi Nishimori (PSD) e a cerimônia foi conduzida pela presidente da Casa, vereadora Majô.
O plenário reuniu autoridades, familiares e amigos da homenageada. Entre os presentes estavam o deputado federal Luiz Nishimori, o presidente do Sindicato Rural de Maringá, José Antônio Borghi, Olga Agulhon, representando o prefeito Silvio Barros, o presidente interino da FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, e a presidente do Núcleo de Mulheres do Sindicato Rural de Maringá, Roseli Celestino.
Na tribuna, a vereadora Akemi Nishimori destacou a relevância da trajetória de Ivoneti e sua contribuição ao agronegócio e à comunidade.
“Hoje a Câmara está em festa. Estamos homenageando a professora Ivoneti, uma pessoa forte, pioneira, que sempre lutou pelas causas do agronegócio. Ela é pioneira em tudo o que fez. Quero deixar registrada nossa admiração: esta homenagem é muito merecida”, afirmou Akemi.
Visivelmente emocionada, Ivoneti agradeceu a homenagem.
“Jamais pensei em receber uma homenagem dessa natureza. Isso emociona tanto a mim quanto a minha família. Faltam palavras para agradecer”, ressaltou.
O deputado federal Luiz Nishimori também usou a tribuna para exaltar a homenageada e parabenizar a vereadora Akemi pela proposição.
“Este título é o reconhecimento a uma mulher que dedicou sua vida ao fortalecimento da sociedade e do setor agrícola. A trajetória da professora Ivoneti se confunde com o desenvolvimento de Maringá. Com liderança solidária e transformadora, ela deixa uma marca de trabalho, amor e compromisso com a coletividade”, afirmou Nishimori.
A sessão solene ressaltou a importância da contribuição de Ivoneti Bastiani na área acadêmica, no setor rural e na vida comunitária. Professora universitária, pesquisadora e liderança no Sindicato Rural de Maringá, ela foi uma das pioneiras na defesa da participação feminina no agronegócio e na representação das mulheres rurais em nível estadual.
Com a homenagem, a Câmara de Maringá reforça seu compromisso em valorizar cidadãos que contribuem para o desenvolvimento social, cultural e econômico da cidade.