A Câmara de Maringá reforça seu compromisso com a democracia e abriu espaço na sessão desta terça-feira (2) para o presidente da Ordem de Pastores de Maringá, Leônidas Carvalho, falar sobre a Semana da Pátria. O convite do uso da tribuna partiu da vereadora Giselli Bianchini.
O pastor Leônidas Carvalho iniciou seu discurso, lembrando de sua infância, quando acompanhava os desfiles de 7 de Setembro. “Minha mãe me acordava cedo para pegarmos os melhores lugares para poder assistir os desfiles com minha bandeirinha. Isso traz uma memória muito boa da qual eu jamais esquecerei. Parece que estava sendo trilhado meu caminho para as Forças Armadas”.
Carvalho enfatizou que atualmente a bandeira brasileira muitas vezes é ‘discriminada’. “Estamos vivendo em meio a uma questão ideológica, mas não podemos esquecer que o Brasil está acima de nossas ideologias. Essa bandeira nos representa e é de todos os brasileiros. Quando Dom Pedro falou ‘independência ou morte’, estava mostrando para os brasileiros um caminho de liberdade”, ressaltou.
Por fim, Carvalho elogiou o povo brasileiro. “O brasileiro é daquele que vai em frente, conquista e jamais recua. Como está escrito nos primeiros versos do Hino da Independência: ‘Já podeis da pátria filhos, ver contente a mãe gentil; já raiou a liberdade’, em outras palavras, quer dizer: filhos, vocês já podem comemorar e se alegrar porque temos a liberdade”, acrescentou.
A vereadora Giselli Bianchini enfatizou os serviços sociais prestados por Carvalho à comunidade por meio de projetos sociais e ressaltou o histórico militar do pastor, com mais de 20 anos de serviços prestados ao Exército Brasileiro. “É uma honra trazer o pastor Leônidas; um homem de Deus, tendo representado muito bem a Ordem dos Pastores de Maringá”.
A Semana da Pátria, de 1º a 7 de setembro, é definida por meio da resolução 477/2002 que autoriza a Mesa Executiva da Câmara Municipal a promover, anualmente, campanhas cívico-educativas e de valorização da cidadania.