A Câmara de Maringá reconhece o trabalho e iniciativas que promovem a cidadania e buscam dar exemplos de solidariedade para nossa sociedade. Na sessão desta quinta-feira (4), o casal Nóbili Augusto Jarletti e Andreia Pinheiro Jarletti foram homenageados com o Título de Mérito Comunitário, em reconhecimento ao importante trabalho realizado junto ao programa Família Acolhedora, que transformou a vida de inúmeras crianças em situação de vulnerabilidade social.
Ao longo de dez anos, o casal participou ativamente do programa, acolhendo menores em sua própria casa, oferecendo cuidado, proteção e afeto. O gesto de amor se tornou ainda mais marcante com a decisão de adotar quatro das crianças que estavam sob sua guarda, consolidando uma família unida pelos laços do coração.
O vereador Lemuel do Salvando Vidas (PDT), autor da homenagem, lembrou que “como o próprio nome diz, ‘família acolhedora’ é aquela que acolhe, mas não só dando um lar; e sim, amor e dignidade para crianças que muitas vezes são negligenciadas ou esquecidas pelos seus familiares”.
O parlamentar destacou a crise do abrigo municipal e ressaltou que crianças de 5 a 10 anos sofreram com o preconceito, sendo marginalizadas e criminalizadas nas redes sociais, com ofensas de pessoas que não as conheciam, especialmente as suas histórias, sofrendo com postagens que elas mesmas viam por meio dos celulares.
A respeito dos homenageados, o vereador sublinhou o amor e a disposição em ajudar o próximo. “Dos sete filhos, três foram adotados do abrigo, aquele que nossa sociedade se esqueceu, com crianças que precisavam de amor, carinho, solidariedade e compaixão”.
Lemuel convidou a comunidade para conhecer o programa Família Acolhedora e ressaltou a importância da adoção e a inspiração do casal homenageado. “Infelizmente ouvi de muitas pessoas que ‘isso aí’ (as crianças) no futuro serão bandidos, estarão matando. Será que no futuro essas crianças não tem o direito de ter estudo e família? Mas Andreia e o Nóbile surgiram como uma luz. Durante os 10 anos como família acolhedora se envolveram com alma e coração, tendo um papel fundamental durante a crise do abrigo e mostraram para os acusadores uma esperança e um novo olhar que o amor cura, transforma e é libertador”.
A homenagem contou com a participação da primeira-dama Bernadete Barros. Emocionada, sublinhou que Andreia é uma mulher inspiradora. “Desde da crise do abrigo acompanho a família. Andreia me inspira a cada dia pela coragem, brigando com o prefeito, promotor e juiz para acolher essas crianças. Se você olha com preconceito para essas crianças, você não está pensando no futuro. Vereadores abracem essa causa, vamos proteger as crianças”.
Homenageados
Nóbili Augusto Jarletti disse que outros maringaenses que participam do programa Família Acolhedora também mereceriam a homenagem. “Não foram anos fáceis. Tive que abrir mão de muita coisa da minha vida para chegar aqui. Mas cada sementinha do bem plantada no coração de cada criança já fez valer a pena”.
Andreia Pinheiro Jarletti ressaltou que junto com o esposo “não são heróis”. “Não poderíamos ter feito diferente vendo as crianças pedindo ajuda, sofrendo e não acolher. As crianças encontraram pessoas que acreditassem nelas”.
Sobre a experiência do acolhimento, Andreia lembrou ainda que muitas pessoas perguntavam se “não estavam com medo em ficar com as crianças” do abrigo durante a primeira noite. “Eles diziam que essas crianças eram marginais e não tinham educação. Hoje elas tem um pai, uma mãe e irmãos que acreditam nelas. Que hoje não seja apenas um dia gravado ou para aparecer nas mídias, mas que faça a diferença para outras crianças que passarão no abrigo”.
O Poder Legislativo Municipal convida os maringaenses a conhecerem o programa da família acolhedora. Acesse o link http://www3.maringa.pr.gov.br/conferencia/?cod=familiaacolhedora