A Câmara de Maringá, cumprindo seu papel de estimular o debate democrático e ampliar a participação social, instalou nesta quinta-feira (04), em sessão especial, a Comissão Extraordinária da Juventude. A iniciativa reforça o compromisso da Casa com a criação de espaços de diálogo e construção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento dos jovens maringaenses.
A Mesa Executiva deu posse aos integrantes que irão compor a Comissão: presidente Diogo Altamir da Lotérica (PSDB), vice-presidente Guilherme Machado (PL) e membros Luiz Neto (Agir), Lemuel do Salvando Vidas (PDT) e Flávio Mantovani (PSD).
Entre os objetivos da Comissão estão:
I -promover discussões, estudos e reuniões, com ampla participação de representantes da comunidade, para levantar informações relevantes sobre as demandas da juventude em Maringá, fornecendo subsídios ao Poder Público;
II -acompanhar a execução das políticas públicas voltadas à juventude no município;
III -propor projetos de lei, indicações e outros instrumentos normativos que favoreçam o desenvolvimento integral da juventude;
IV -avaliar ações e programas direcionados aos jovens;
V -realizar audiências públicas, debates e seminários com especialistas e representantes da sociedade civil;
VI -acompanhar o cumprimento de ações e programas de órgãos e entidades públicas e privadas voltados à juventude.
Além dessas atribuições, a Comissão poderá desenvolver outras atividades destinadas ao fortalecimento e aperfeiçoamento das políticas públicas para os jovens maringaenses.
O mandato dos integrantes será de dois anos, com possibilidade de recondução. Os vereadores empossados no exercício de 2025 terão mandato até 31 de janeiro de 2027.