Na noite desta quarta-feira (17), a Câmara de Maringá iluminou sua fachada na cor verde em adesão à campanha Setembro Verde. O ato simbólico reforçou a importância da conscientização sobre duas causas de grande relevância social: a inclusão das pessoas com deficiência e a doação de órgãos.
A solenidade contou com a presença da presidente da Câmara, vereadora Majô, da presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência e com Doenças Raras, vereadora Akemi Nishimori e também da vereadora professora Ana Lúcia, além do presidente da Mitocon Brasil, Pedro Mendes Ferreira Neto.
Durante a cerimônia, a presidente Majô ressaltou a importância do ato: “É um pequeno gesto, mas muito significativo. Estamos no mês de setembro, quando temos algumas datas alusivas importantes, e a Câmara de Vereadores está atuando firmemente para apoiar essas causas.”
A vereadora Akemi Nishimori destacou que o Setembro Verde une duas causas fundamentais: “Este mês nos lembra da importância da doação de órgãos e também do apoio às pessoas com deficiência. É um momento de união para promovermos a cidadania, a inclusão e a esperança.”
Já a vereadora professora Ana Lúcia lembrou da Semana de Conscientização sobre Doenças Mitocondriais, também celebrada em setembro: “De 18 a 24 de setembro comemoramos a Semana de Conscientização sobre as Doenças Mitocondriais, e a Câmara está junto nessa causa, apoiando iniciativas que dão visibilidade e dignidade às pessoas que convivem com essas doenças raras.”
O presidente da Mitocon Brasil, Pedro Mendes Ferreira Neto, agradeceu o apoio do Legislativo: “A Associação Brasileira de Genética Mitocondrial e Doenças Mitocondriais Raras, a Mitocon Brasil, agradece à Câmara Municipal por esse apoio, por essa iluminação que nos ajuda a retirar essas doenças da condição de invisibilidade e garantir que as pessoas tenham acesso a diagnóstico, tratamento e mais dignidade. Muito obrigado”.
Setembro Verde: Mês da Conscientização
O Setembro Verde é um período dedicado à conscientização da sociedade sobre duas frentes essenciais:
A inclusão das pessoas com deficiência, com a necessidade de políticas públicas que assegurem igualdade de oportunidades, acessibilidade e valorização da diversidade;
A doação de órgãos, gesto de amor ao próximo capaz de salvar vidas e oferecer esperança a milhares de famílias.
Com a iniciativa, a Câmara de Maringá reafirmou seu compromisso com uma sociedade mais justa, inclusiva e solidária, colocando a cidadania, a vida e a esperança no centro de suas ações.