Neste Dia Mundial da Limpeza a Câmara implementa novas práticas sustentáveis. Desde ontem novas lixeiras foram distribuídas nas salas para que a separação do lixo seja mais eficiente, posteriormente será feita campanha para incentivar que os servidores façam a separação do lixo.
O lixo orgânico terá ainda lixeiras disponíveis nas copas do Legislativo. A separação prévia irá agilizar e facilitar o trabalho das integrantes da Comissão Câmara Ecoeficiente que hoje já faz o serviço de reciclagem. O lixo reciclável continuará sendo recolhido pela Prefeitura e sendo destinado às cooperativas.
Uma novidade é a separação da borra de café que por meio de convênio com a Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar será utilizado como adubo nas hortas comunitárias. Uma vez por semana a Secretaria fará o recolhimento do material, que gera cerca de 100 quilos. Este recolhimento terá início na sexta-feira, 26 de setembro.
A Câmara hoje tem um ponto de coleta de lixo eletrônico e terá a partir de agora mais dois pontos um para recolhimento de cápsulas de café e um para tampinhas de garrafas. Estes três pontos estão disponíveis para que a comunidade possa dar a destinação correta a estes materiais. A lixeira para coleta de tampinhas será disponibilizada daqui a 10 dias porque foi comprada pela Internet e ainda não chegou. As tampinhas serão destinadas para entidades assistenciais.
Outra novidade foi a instalação, na calçada da Câmara, ao lado das lixeiras de separação, de um porta-saquinho pet para o descarte das fezes dos animais.
Com essas iniciativas, a Câmara de Maringá reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e com a conscientização ambiental, estimulando servidores e comunidade a adotarem práticas que contribuem para uma cidade mais limpa, saudável e responsável com o futuro.