Câmara Municipal
de Maringá
Você está aqui: Página Inicial Imprensa Notícia

Acesso Rápido

Sala de Imprensa

Presidente da ONG Vidas Gerando Vidas fala sobre projeto que institui Central de Cadastramento para Doação de Órgãos
Assessoria de Imprensa - CMM 22/09/2025

A Câmara de Maringá abre espaço, nesta terça-feira (23), para debater um tema de grande relevância social: a doação de órgãos. Durante a sessão ordinária, o presidente da ONG Vidas Gerando Vidas, Claudemir Aparecido Ferreira, fará uso da tribuna para falar sobre o projeto de lei que institui a Central Municipal de Cadastramento para Doação de Órgãos, Tecidos e Medula Óssea. O convite partiu do vereador Sidnei Telles (Podemos), autor do projeto.


A proposta estabelece que a prefeitura criará programa de incentivo à doação que irá desenvolver ações educativas, campanhas de conscientização e programas de apoio e articulação junto à Central Estadual de Transplantes e ao Cadastro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea.


Também estão previstas campanhas informativas para estimular os cidadãos a registrarem a vontade de doar órgãos e a utilizarem a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO), ferramenta criada pelo Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Justiça e Colégio Notarial do Brasil.


Outro ponto do projeto é a possibilidade de isenção do pagamento de taxas de serviços funerários, desde que o doador tenha nascido ou residido em Maringá até a data do falecimento.


Com pautas como essa, a Câmara reforça seu papel de aproximar a comunidade de debates que impactam diretamente a vida das pessoas, incentivando a solidariedade e fortalecendo políticas públicas na área da saúde.


Serviço:

Uso da tribuna: Presidente da ONG Vidas Gerando Vidas, Claudemir Aparecido Ferreira

Data/Horário: 23/09 (terça-feira), às 9h30

Plenário da Câmara (Av. Papa João XXIII, 239)