Câmara Municipal
de Maringá
Você está aqui: Página Inicial Imprensa Notícia

Acesso Rápido

Sala de Imprensa

Uso da Tribuna: Câmara abre espaço para enfatizar a importância da doação de órgãos
Assessoria de Imprensa - CMM 23/09/2025

O mês do Setembro Verde está chegando ao fim, mas a conscientização sobre a importância da doação de órgãos deve continuar, alimentando a esperança de muitos que aguardam ansiosamente o gesto de solidariedade.


Reconhecendo a importância da pauta, a Câmara de Maringá abriu espaço na sessão ordinária desta terça-feira (23) para o presidente da ONG Vidas Gerando Vidas, Claudemir Aparecido Ferreira, falar sobre o projeto de lei 17.599/2025 que institui a Central Municipal de Cadastramento para Doação de Órgãos, Tecidos e Medula Óssea.


O vereador Sidnei Telles (Podemos), autor do projeto e do convite para uso da tribuna pelo presidente da ONG, ressaltou que mais de 78 mil brasileiros estão na fila de espera, enquanto apenas 4 mil conseguem receber a doação necessária. “Acredito que quem doa órgãos acaba fazendo um pouquinho o papel de Jesus, de dar a vida pelo próximo”.


O parlamentar também lembrou de um caso familiar que reforça a importância do tema. “Durante este mês acompanhei uma prima muito querida que fez o transplante e ficou na UTI por uns 20 dias e agora graças a Deus, voltou para casa e a gente vê como é a importância de poder ter a vida de novo através da doação dos órgãos”.


O presidente da ONG Vidas Gerando Vidas, Claudemir Aparecido Ferreira, lembrou que “doar órgãos é a oportunidade de participar de milagres com aquilo que te pertence”.


“É a maior prova de amor que você pode ter ao próximo. É participar de milagres com aquilo que é teu. Eu não vejo apenas sete, oito pessoas ou dez pessoas que podem ser beneficiadas com a doação de órgãos, mas diversas famílias. Estamos aqui para Maringá não ser apenas a melhor cidade do Brasil para se morar, mas também a melhor cidade do Brasil para salvar vidas”.


Ferreira destacou que a doação de órgãos no país é custeada pelo SUS e lembrou o que dá sentido para sua vida. “Não estou aqui por apenas dizer que apoio a doação de órgãos, mas que dou a minha vida, o meu trabalho, o meu empenho, para que esse projeto possa existir”.


A Câmara de Maringá reforça que a solidariedade deve ser uma marcas de nossa cidade. Participe conosco de nossas ações. Acesse nossas redes sociais Instagram (@camara.maringa), Facebook (camaramunicipal.demaringa) e Youtube.