
A sessão ordinária desta terça-feira (28) recebeu o presidente do Rotary Club Maringá-Colombo, Giuseppe Zuliani, que apresentou a “Rotary Run”, corrida solidária que acontecerá no dia 30 de novembro. Toda a renda da corrida será destinada a projetos sociais, principalmente a digitalização dos prontuários da Associação Norte Paranaense de Reabilitação (ANPR) que realiza 4 mil atendimentos mensais para pacientes de cerca 30 de municípios.
O convite partiu do vereador Mário Hossokawa (PP) que destacou a importância de iniciativas que unem esporte, solidariedade e engajamento comunitário. “A Corrida nasce com um propósito nobre de transformar a energia do esporte em benefício concreto para comunidade, tendo toda renda desse evento revertida para entidades assistenciais, em especial, para a Associação Norte Paranaense de Reabilitação que por mais de 60 anos vem cuidando das nossas crianças”.
Giuseppe Zuliani sublinhou que o projeto nasceu do “espírito de serviço e da vontade de contribuir ainda mais com a nossa cidade”. “A . A Rotary Run traduz na prática o lema rotaryo ‘dar de si, antes de pensar em si’ com três propostos bem definidos: promover saúde, fortalecer o espírito solidário e valorizar a história de Maringá. É um evento que une gerações, resgata memórias e convida a comunidade a participar de algo que faz bem para o corpo e a mente”.
Zuliani ressaltou que parte da renda será revertida para a ANPR, entidade com 62 anos de história. “Todo o trabalho dos profissionais da ANPR é feito no papel e caneta com no máximo uma planilha de excel. O nosso projeto visa informatizar a ANPR, implantar um sistema”.
O convidado também enfatizou o caráter histórico que a corrida traz. “Os troféus são confeccionados com a madeira da primeira catedral de Maringá, erguida entre 1950 e 1972. Depois com a demolição dessa catedral em função da nova, Dom Jaime criou o Núcleo Social Papa João 23 onde foram construídas casas com essa madeira”, explicou.
Zuliani destacou que as casas de madeira foram substituídas por alvenaria quando o Rotary participou da construção de novas casas. “Temos uma ligação muito forte com o Núcleo Social Papa João 23, inclusive em 2023, com o Projeto das Catedrais, conseguimos arrecadar através de um leilão de réplicas das catedrais R$ 600 mil para a entidade. O troféu feito com essa madeira acompanha a história de Maringá. Das matas, virou igreja, da igreja virou solidariedade de reconstrução”.
Saiba mais sobre a Rotary Run por meio do link:
https://www.ticketsports.com.br/e/rotary-run-maringa-73920