Câmara Municipal
de Maringá
Você está aqui: Página Inicial Imprensa Notícia

Acesso Rápido

Sala de Imprensa

Soldado da PM é homenageado por salvar bebê engasgado
Assessoria de Imprensa - CMM 06/11/2025

Durante um plantão, o soldado da Polícia Militar Victor Hugo Turra Ribeiro da Silva atendeu a ligação de uma mãe (Laura) que estava com seu bebê engasgado (Pedro). Com calma e precisão, orientou a mãe a realizar a Manobra de Heimlich, salvando a criança. 


A ação motivou a homenagem do Legislativo Municipal ao soldado que recebeu nesta quinta-feira (06), durante sessão ordinária, o título do Mérito Comunitário, em reconhecimento ao relevante serviço prestado à comunidade.


O soldado Victor Hugo enfatizou que é “policial por vocação”. “Acredito que servir com essa farda seja mais do que cumprir a lei; significa proteger e cuidar das pessoas. Mesmo no momento mais inesperado, o episódio que motivou esse reconhecimento foi um daqueles que em segundos faz toda a diferença”.


O homenageado lembrou que orientou uma mãe desesperada com uma criança. “Felizmente deu tudo certo. A vida venceu. Mas esse mérito não é apenas meu mas de todos os policiais que dia e noite atendem chamados, escutam o medo das pessoas e fazem o possível para dias melhores. Recebo essa homenagem em nome de todos os profissionais de segurança pública que dedicam suas vidas ao bem do próximo, muitas vezes sem reconhecimento, mas sempre com coragem e coração”.


O vereador Flávio Mantovani, autor da homenagem, lembrou que está vigente desde 2018 lei municipal de sua autoria que obriga estabelecimentos, que comercializem alimentos, a contarem com um cartaz explicativo sobre a Manobra de Heimlich. “Em 2024 fizemos um aditivo nessa lei para que todas as escolas e todos CMEI’s do município tenham esse cartaz e os servidores sejam treinados”, acrescentou.


Manobra de Heimlich

Posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente. Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago”. A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.


Engasgo em bebês:

Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital). 


Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado. Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde - Ministério da Saúde


Fique por dentro

Quer conhecer os projetos, conteúdo completo de sessões e outras ações da Câmara Municipal de Maringá? Acesse o site www.cmm.pr.gov.br e siga também nossos perfis nas redes sociais Instagram (@camara.maringa), Facebook (camaramunicipal.demaringa) e Youtube