Câmara Municipal
de Maringá
Você está aqui: Página Inicial Imprensa Notícia

Acesso Rápido

Sala de Imprensa

Câmara amplia projetos com apoio da Assembleia Legislativa
Assessoria de Imprensa - CMM 11/02/2026

A Câmara de Vereadores de Maringá já é reconhecida no cenário estadual em promover a educação política e contribuir para a formação de lideranças com a Escola do Legislativo. Tanto é que recebeu duas vezes o Prêmio Gestor Público do Paraná. Agora, também quer promover a prática de estudantes com o trabalho da cobertura jornalística das sessões.


É o caso do programa “Parlamento Comunicação” da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), onde estudantes da área de comunicação representam o papel da imprensa dentro da simulação de sessões do Legislativo, vivenciando rotinas de cobertura jornalística, produção de conteúdos e acompanhamento dos processos legislativos.


Esse projeto é resultado do encontro da diretora-executiva da Câmara de Maringá, Nathália Carvalho, e o diretor de Comunicação, Ricardo Lucena, com a equipe da Escola do Legislativo da ALEP, que também discutiu projetos para qualificação de servidores e educação legislativa.


Para o diretor de Comunicação da Câmara de Maringá, Ricardo Lucena, o programa da ALEP, Parlamento Comunicação, pode contribuir diretamente com a formação prática de estudantes. “É uma oportunidade de os jovens conhecerem, na prática, como funciona a comunicação pública e o jornalismo institucional, entendendo como o Legislativo se comunica com a sociedade”, ressaltou.


A diretora-executiva da Câmara de Maringá, Nathália Carvalho, sublinhou que os projetos da Escola Legislativa da ALEP estão alinhados às diretrizes da atual gestão do Legislativo maringaense.


“A presidente Majô tem pedido aos diretores que priorizem ações de qualificação para servidores e assessores. Os projetos desenvolvidos pela Escola do Legislativo da ALEP vão ao encontro desse objetivo, e esse diálogo é fundamental para viabilizar a chegada dessas iniciativas a Maringá”, afirmou.


A diretora-executiva enfatizou ações consolidadas para formação cidadã da Câmara de Maringá. “Temos projetos como a Câmara Mirim, o Parlamento Jovem e o Estágio do Conhecimento. Ampliar essas oportunidades, com apoio de iniciativas estaduais, fortalece o papel de Maringá como polo educacional e aproxima ainda mais o Legislativo da população”, disse.


O diretor da Escola do Legislativo da ALEP, Jeulliano Pedroso, ressaltou a importância da aproximação com os legislativos municipais. “A parceria com as câmaras municipais e a possibilidade de manter um relacionamento permanente entre o Legislativo estadual e os demais legislativos fortalecem, acima de tudo, a cultura cívica e a cultura democrática”, afirmou.


Pedroso também explicou que a iniciativa integra um movimento maior de articulação no Estado. “A construção dessa parceria exemplifica, na prática, a proposta da Rede Estadual de Educação Legislativa (REEL), que vai apoiar as Escolas do Legislativo municipais e fomentar ações de cidadania, democracia e educação em todo o Paraná”, completou.


E você, o que acha dessa parceria para ampliar a comunicação do Legislativo com a população, fomentar a cultura cívica e estimular a qualificação de colaboradores?


Contribua com sugestões e opiniões junto aos vereadores. Acompanhe o debate, participe e dê sua opinião.


Acesse as redes sociais da Câmara de Vereadores de Maringá no Instagram @camara.maringa e no Facebook camaramunicipal.demaringa e comente sobre este tema.


Câmara de Vereadores com você!